

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estará no município de Boca do Acre, a 1.028 km da capital, entre os dias 4 e 30 de agosto, para um mutirão voltado para o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Este será o primeiro de muitos a serem realizados nos municípios de maior concentração de atividades agropecuárias do Estado. O órgão terá o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), do Programa Terra Legal e da Prefeitura do Município.
Para participar do mutirão, o produtor interessado em aderir ao CAR precisará apenas comparecer ao local portando documentos pessoais e do lote. Ele vai encontrar o pré-cadastro, precisando apenas conferir os dados, validar e autorizar a transmissão para o banco de dados do Ipaam e do Ministério do Meio Ambiente e já voltará para casa com o comprovante que efetuou o cadastro do imóvel rural do qual é dono ou usuário. Também serão realizadas atividades de regularização fundiária pelos técnicos do Programa Terra Legal.
O evento contará com a participação do presidente do Ipaam, Antônio Ademir Stroski, e dos técnicos Adriana Barbosa, Kikue Muroya, Thaís Almeida, Janaína Rocha e Karen Pessoa. Os benefícios para quem faz adesão ao CAR é a obtenção de licença ambiental, suspensão de multas aplicadas até 2008 e acesso a crédito e financiamentos bancários.