Itália, Croácia e Portugal terão concertos especiais no Teatro Amazonas

A Itália com Ensemble Stradivari, abre a temporada/Foto: Divulgação
A Itália com Ensemble Stradivari, abre a temporada/Foto: Divulgação
A Itália com Ensemble Stradivari, abre a temporada/Foto: Divulgação
...e Portugal terá o fado de Cuca Roseta/Foto: Divulgação
…e Portugal terá o fado de Cuca Roseta/Foto: Divulgação

O concerto Sexteto Stradivari Projeto Ópera, com músicos e artistas da Accademia di Roma Santa Cecília e do Teatro dell´Ópera di Napoli, abre na sexta-feira (13), às 21h00, no Teatro Amazonas, a temporada de shows e apresentações internacionais do projeto cultural “Amazonas de Todas as Artes”, desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, até o dia 13 de julho.

Os espetáculos temáticos, que também incluem Portugal e Croácia, são frutos de parcerias inéditas entre a secretaria com as embaixadas destes países que jogarão na Arena da Amazônia durante a Copa do Mundo Fifa 2014.


As entradas são gratuitas e podem ser retiradas no dia dos shows, na bilheteria do Teatro Amazonas (local de todas as apresentações), a partir das 19h.

“O interesse da comunidade artística mundial para se apresentar em Manaus, um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil, foi imediato e a nossa opção foi pela qualidade e pelos países que estarão representados em Manaus durante o torneio”, destacou o secretário Robério Braga.

Para sua apresentação em Manaus, o Sexteto Stradivari trará um repertório que vai da música clássica italiana à contemporânea, na qual se destacam as habilidades dos oito músicos e quatro tenores, muitos deles entre os mais renomados intérpretes do cenário instrumental barroco italiano na atualidade.

A proposta do grupo é aproximar as transcrições e canções originais com os arranjos vocais criados especialmente para a apresentação, criando um grande jogo de timbres e expressões totalmente originais, com destaque para as árias “Oh, dischiuso è il firmamento” e “Di Provenza il mar, il suol” (de Giuseppe Verdi), “E lucean le stelle” e “O mio babbino caro” (de Giacomo Puccini) entre outras.

Fado

No dia 17 de junho, um dia antes de entrar em campo para enfrentar Camarões na Arena da Amazônia, o povo do Adriático sobe ao palco do Teatro Amazonas com o espetáculo “Pérolas da Croácia”, estrelado pelo grupo de quatro cantores líricos e uma pianista indicados pelo Ministério da Cultura Croata e a Diretoria de Concertos de Zagreb para interpretar obras e árias de compositores eruditos de seu País como Rachmaninoff, J. Gotovac e I. Tijardović.

Também, faz parte do programa a homenagem ao Brasil com as Bachianas Brasileiras No. 5, de Heitor Villa Lobos com acompanhamento da orquestra Amazonas Filarmônica regida pelo maestro Marcelo de Jesus.

Considerada pelo produtor musical, jornalista e crítico Nelson Motta como uma das mais importantes cantoras lusas da atualidade, a portuguesa Cuca Roseta abre sua primeira turnê no País com uma apresentação histórica também no Teatro Amazonas, no dia 20 de junho.

Também considerada por especialistas e críticos de sua terra natal como a “nova voz do fado”, a cantora desembarca em Manaus acompanhada de sua banda e do segundo trabalho “Raiz”. Depois de Manaus, Cuca se apresenta ainda em Belém (PA), Santos e São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Todos os espetáculos são gratuitos. Para mais informações sobre as ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura.

Artigo anteriorProgramação especial para os namorados no Manaus Plaza
Próximo artigoProdutores buscam apoio para coibir invasões às fazendas de gado, em Boca do Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui