Josué Neto propõe mudanças para profissionalizar Defesa Civil

Deputado Josué Neto(PSD)/Foto: Divulgação
Deputado Josué Neto(PSD)/Foto: Divulgação

O Amazonas pode ser pioneiro no Brasil ao ter uma legislação que defina a Defesa Civil, como órgão permanente dos executivos municipais, conforme proposta do presidente da assembleia, deputado Josué Neto (PSD), que deu entrada hoje, quarta-feira (20) de uma (PEC) Proposta de Emenda Constitucional propondo a estruturação da Defesa Civil em todo os municípios do Amazonas.

O coronel Paulo Roberto Rocha, coordenador estadual da defesa civil, que também é presidente do Conselho de Gestores Estaduais disse que   a medida, além de beneficiar a população com o pronto atendimento necessário nos casos de desastres, também fortalecerá as ações da Defesa Civil com a valorização de seus profissionais.


“Quando a gente chega a um determinado nível de qualidade dos agentes da Defesa Civil, eles são exonerados, com o fim da gestão do prefeito. E isso atrapalha tudo, porque a preparação que tivemos ao longo de quatro anos foi totalmente embora. Então essa Emenda Constitucional proposta pela Assembleia Legislativa, por meio de seu presidente, é um marco muito importante não só para o Estado, mas para o Brasil”, destacou o coronel.

O presidente Josué Neto defende a aprovação da PEC destacando a importância de existir uma estrutura permanente nos municípios, em função da ocorrência cada vez mais comum de situações de calamidade causadas por fenômenos da natureza decorrentes das mudanças climáticas.

“Nós temos uma grande estrutura no governo do Estado, que atende os 62 municípios. Mas agora, por meio dessa PEC, além da Defesa Civil Estadual poderemos contar também com a estrutura permanente dentro do município. Então vai ser algo extremamente importante para que essa estrutura funcione o ano todo e não só no momento das cheias ou vazante”.

Artigo anteriorUnidade Descentralizada do Detran-Am inaugurada no Amazonas Shopping
Próximo artigoBanco Central lança novas medidas para estimular mercado de crédito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui