Juiz aceita denúncia contra nove acusados na Operação Lava Jato

Juiz Federal Sérgio Moro, operação Lava Jato/Foto: Dovulgação
Juiz Federal Sérgio Moro, operação Lava Jato/Foto: Dovulgação
Juiz Federal Sérgio Moro, operação Lava Jato/Foto: Dovulgação

O juiz federal Sérgio Moro aceitou, hoje (12), a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, contra nove acusados de envolvimento no esquema de formação de cartel e pagamento de propina investigado na Operação Lava Jato. Nessa quinta-feira (11), o MPF denunciou 36  pessoas, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro. Destas, 22 eram ligadas às empreiteiras envolvidas no esquema.

Com a decisão de Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato na primeira instância, os nove acusados que tiveram a denúncia aceita passam à condição de réus na ação penal. O juiz afirmou, em seu despacho, que há indícios de que os acusados também cometeram os crimes de formação de cartel, frustração à licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, evasão fraudulenta de divisas, uso de documento falso e sonegação de tributos federais.


Moro aceitou denúncia contra os seguintes acusados de participação no esquema: Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Waldomiro de Oliveira, Carlos Alberto Pereira da Costa, Enivaldo Quadrado, Gerson de Mello Almada, Carlos Eduardo Strauch Albero, Newton Prado Júnior e Luiz Roberto Pereira.

Ao oferecer a denúncia, o MPF informou que deve pedir na Justiça o ressarcimento aos cofres públicos de R$ 971.551.352,28 de todas as empresas denunciadas. O valor representa cerca de 3% do que o MPF considera que foi desviado dos contratos com a Petrobras.

Artigo anteriorNos 42 anos de existência da PGE, governador Melo assegura seu fortalecimento
Próximo artigoGramado do estádio ‘Carlos Zamith’, no Coroado, passa por manutenção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui