
O 63º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez, realizado na última semana no município de Timbó/SC, consagrou a MF Juliana Terao como a maior campeã brasileira da história. A enxadrista paulista conquistou o nono título da carreira, quebrando o recorde que pertencia à catarinense WFM Regina Ribeiro, detentora de oito conquistas.
A MF Juliana Terao dominou o campeonato, venceu todas as partidas e alcançou a marca de nove pontos em nove rodadas, conquistando o título brasileiro de forma antecipada. Com esse resultado, ela ganhou 21 pontos de rating na FIDE, aumentando ainda mais a liderança no ranking nacional, além da vaga na seleção olímpica de 2026.
“Foi uma competição inesquecível, alcancei nove pontos em nove rodadas, conquistando meu nono título brasileiro. Com essa vitória, me tornei a maior campeã da história do xadrez feminino brasileiro, um feito que me enche de orgulho. E claro também classifiquei para a próxima olimpíada de 2026 no Uzbequistão”, disse a enxadrista de 33 anos e natural de Suzano/SP.
Esse foi o terceiro título brasileiro seguido de Terao, que sagrou-se campeã em 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2022, 2023 e 2024. Completaram o pódio do 63º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez, a WFM Thauane de Medeiros, em segundo lugar, e a WFM Juliana Figueira em terceiro, ambas de Santa Catarina.