Jurados do 50º Festival de Parintins começam a ser sorteados no sábado(20)

Jurados começam ser escolhidos/Foto: Arquivo

No próximo sábado(20), será realizado, a cargo da Secretaria de Estado da Cultura, às 10h00, o sorteio dos Estados de onde serão selecionados os jurados do 50º Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 26 a 28 de junho, no Bumbódromo de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, no Palacete Provincial, que fica na praça Heliodoro Balbi, no Centro.
De acordo com o regulamento do 50º Festival Folclórico de Parintins, serão sorteados nove Estados, sendo que cada agremiação vetará três deles. Não participarão do sorteio Estados da Região Norte e os que participaram do corpo de jurados de 2014.

Após o sorteio, representantes de cada boi bumbá irão aos Estados sorteados para selecionar os jurados, que deverão ser pessoas de renome nacional, com comprovada atuação nas manifestações folclóricas e culturais brasileiras. Todos deverão retornar ao Amazonas em um prazo máximo de 30 horas antes do início das apresentações.

Não é permitida a atuação de jurados que tenham participado de festivais anteriores e profissionais que exerçam cargos de primeiro e segundo escalão em instituições publicas federais, estaduais e municipais.

O julgamento do 50º Festival Folclórico de Parintins será feito por nove jurados, que serão divididos em três blocos e em três grupos distintos e mistos, sendo: Bloco A: jurados comum / musical. Bloco B: Cênico / Coreográfico e Bloco C: Artístico.

Os jurados deverão chegar ao Bumbódromo no mínimo 45 minutos antes da primeira apresentação e devem permanecer nas cabines até o encerramento dos espetáculos e da votação. A apuração do 50º Festival Folclórico de Parintins vai acontecer às 14h do dia 29 de junho (segunda-feira).

Itens a serem julgados no Festival Folclórico de Parintins:

Apresentador

Levantador de Toada

Batucada ou Marujada

Ritual Indígena

Porta Estandarte

Amo do Boi

Sinhazinha da Fazenda

Rainha do Folclore

Cunhã-Poranga

Boi Bumbá (evolução)

Toada (Letra e Música)

Pajé

Tribus Indígenas

Tuxauas

Figura Típica Regional

Alegorias

Lenda Amazônica

Vaqueirada

Galera

Coreografia

Organização do Conjunto Folclórico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui