Lancheiras infantis: tendência na internet transforma alimentação saudável em diversão

Foto: Divulgação/isTock

Colorido e saboroso é a nova forma de estimular os pequenos a comerem e experimentarem novos alimentos

Com o alto índice de crianças que se alimentam à base de salgadinhos, comidas gordurosas e pouco nutritivas, houve um crescimento de doenças infantis, como a diabete Mellitus tipo 1 (DM1), por exemplo, que atinge cerca de 20 em cada 100.000 crianças e adolescentes a cada ano. As famílias responsáveis por um filho, atualmente, com a influência da internet, observaram que poderiam mudar a alimentação de seus filhos, montando pratos que pudessem ser coloridos, divertidos, saborosos, e o mais importante: nutritivos. Entenda como é possível montar lanches saudáveis de forma atrativa.

Provavelmente, durante as visitas por sites na internet, você já deve ter se deparado com vídeos e fotos que viralizaram recentemente de pais e mães que criam pratos de saladas em formatos de desenhos infantis para os seus filhos. Com o auxílio de forminhas, os responsáveis pelas crianças podem criar figuras que atraem os pequenos visualmente e, consequentemente, estimulam os alimentos necessários para manter uma dieta balanceada.

Os nutricionistas infantis recomendam que em cada prato tenha: um carboidrato, uma proteína, uma fruta e uma bebida – o essencial para manter uma dieta rica em fibras, minerais, vitaminas e nutrientes. Desta forma, aumenta e fortalece a imunidade, fortalece o organismo, traz melhorias ao metabolismo e estimula um crescimento sadio em uma das fases mais importantes da vida; sendo assim, é importante evitar que as crianças se alimentem de frituras e ultraprocessados, porque não tem efeitos positivos no corpo humano.

Um bom exemplo para as crianças levarem na lancheira ao irem à escola é a substituição dos refrigerantes por um suco natural ou até mesmo a própria fruta, que contém a frutose necessária para o corpo. Evitar a utilização de açúcares também é um grande passo para evitar a diabetes infantil e o sobrepeso, além de optar por açúcares menos refinados ou reduzir a quantidade ingerida durante a semana, para manter o equilíbrio na dieta.

Para a montagem das lancheiras infantis se tornar divertida e colorida, uma dica é contar com utensílios domésticos, como forminhas no formato de desenhos, sanduicheira para o preparo de lanches saborosos, marmitinhas coloridas, talheres dos super-heróis preferidos e, claro, preparar-se para colocar a criatividade na hora da montagem.

Chamar as crianças para auxiliar nesses preparos pode ser um momento divertido, além de elas saberem a importância de comer comidas mais saudáveis, pois faz com que elas cresçam com essa mentalidade, mantenham o hábito alimentar de experimentar novos alimentos e tenham um paladar rico em experiência gastronômica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui