Líderes da zona do euro fecham acordo sobre nova ajuda à Grécia

Líderes anunciam ajuda à Grécia/Foto: EFE

Os líderes da zona do euro chegaram a um acordo “unânime” sobre um terceiro pacote de resgate e um plano de reformas para a Grécia hoje, segunda-feira (13), em Bruxelas, afirmaram vários participantes da reunião de cúpula.
Após cerca de 17 horas de discussão, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou o acordo e uma extensa agenda de compromissos para combater a crise na Grécia. Com isso está “tudo pronto” para um terceiro programa de apoio, por via do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), com “reformas sérias e apoio financeiro”, disse.


O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que, com o acordo, o “Grexit” (saída da Grécia do euro) foi evitado. Ele disse que um compromisso foi alcançado e que não há vencedores nem perdedores.

Segundo o chefe do Eurogrupo (grupo dos ministros das Finanças dos países do euro), Jeroen Dijsselbloem, o Parlamento grego deve aprovar o pacote até esta quarta-feira, além de medidas individuais prioritárias. A aprovação de outros parlamentos nacionais, incluindo o alemão, também será necessária.

Depois, o Eurogrupo, na condição de representante do MEE, iniciará formalmente as negociações para o novo pacote de ajuda. Dijsselbloem disse esperar que isso acontecesse até o fim desta semana.

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou que as vantagens se sobrepõem às desvantagens e pediu ao Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) que aprove o plano.

Segundo ela, até esta quarta-feira a Grécia terá de programar medidas prioritárias, incluindo mudanças no imposto sobre valor agregado (VAT) e o sistema de aposentadorias. Merkel afirmou que não haverá perdão da dívida.

Os detalhes do acordo ainda não são conhecidos. Os mercados europeus reagiram positivamente ao anúncio de Tusk. O índice alemão DAX, o francês CAC e o Britânico FTSE tiveram alta de 0,6% a 1,4%. O índice dos bancos da zona do euro também teve alta de 1,5%.(Terra/DW)

Artigo anteriorPAN: No 3º dia Brasil pode conquistar mais três medalhas de ouro
Próximo artigoMilitares russos morrem em desmoronamento de caserna na Sibéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui