
Locais de votação com difícil acesso por falta de segurança serão alterados nas eleições municipais de 2024 no Rio de Janeiro.
O que aconteceu
A medida foi adotada em 93 áreas de risco para assegurar a segurança de eleitores, candidatos e mesários. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, declarou nesta segunda-feira (17) à Rádio Tupi que a decisão foi tomada após a identificação de que nessas regiões as urnas eletrônicas só conseguem chegar com a escolta de um carro blindado da PM.
O TRE informou que a maioria das seções eleitorais será transferida para avenidas de grande circulação, a até 500 metros do local original. Mesmo com a mudança, o TRE firmou um convênio com o Governo do Estado para reforçar o policiamento em locais estratégicos durante as eleições.
Os novos locais de votação ainda não foram definidos. O TRE afirmou que as seções devem ser “designadas 60 dias antes do pleito”. Questionado sobre o número de eleitores afetados pelas mudanças, o tribunal não forneceu essa informação.
“Seções eleitorais no Complexo do Alemão e Complexo da Maré estão entre os exemplos de locais mapeados.”
__Tribunal Regional Eleitoral
Fonte: Uol