Lula comemora vitória de Yamandú Orsi no Uruguai como marco para a América Latina

Foto: Recorte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (24) que a eleição de Yamandú Orsi para a presidência do Uruguai é uma “vitória de toda a América Latina e do Caribe”. Pelas redes sociais, o petista felicitou Orsi e afirmou que o “Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”.


Aliado do ex-presidente Pepe Mujica, Orsi venceu no segundo turno o adversário Alvaro Delgado, que era apoiado pelo atual presidente, Luis Lacalle Pou.

As últimas pesquisas mostravam Orsi e Delgado em empate técnico. Analistas dizem que as campanhas mornas dos candidatos e o amplo consenso sobre questões-chave ajudaram a gerar indecisão e apatia dos eleitores. A campanha foi dominada por discussões sobre impostos e gastos sociais.

O novo presidente deve assumir em 1º de março e receber uma economia com crescimento de 3,2% previsto para este ano, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional). A inflação no país também diminuiu nos últimos meses.

Orsi defende incentivos fiscais para atrair investimentos e reformas da Previdência Social que reduziriam a idade de aposentadoria. Já o adversário, Delgado, prometeu prosseguir com as políticas pró-mercado de Lacalle Pou. Ele continuaria pressionando por um acordo comercial com a China, o que gerou atritos dentro do Mercosul, que defende apenas acordos em bloco.

Quem é Yamandú Orsi

Em 1991, Orsi formou-se professor de História e lecionou em escolas de Ensino Médio do interior até 2005, quando iniciou sua carreira no governo de Canelones, primeiro como secretário-geral por quase 10 anos e depois como prefeito por dois mandatos.

Ele renunciou ao cargo para disputar as internas partidárias da Frente Ampla em junho, que venceu com mais de 60% dos votos, superando em muito a ex-prefeita de Montevidéu Carolina Cosse, que contava com o apoio de comunistas e socialistas e se tornou sua companheira de chapa.

Quando jovem, Orsi cuidava da loja de seus pais. Em 1989 aderiu ao Movimento de Participação Popular fundado por Mujica, hoje principal partido da coalizão.

Fonte: R7

Artigo anteriorIncêndio destrói antigo ponto de Táxi no conjunto Tiradentes
Próximo artigoApós derrota do Vasco, torcida invade sede do Corinthians no Hileia e deixam 4 feridos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui