Luzes amarelas são desligadas, mas ‘Paz no Trânsito’ continua nas escolas públicas

Campanha "Paz no Trânsito", vai às escolas públicas/Foto: Divulgação

Campanha “Paz no Trânsito”, vai às escolas públicas/Foto: Divulgação

Neste sábado (31), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desliga as luzes amarelas que iluminaram o prédio do Poder Legislativo durante todo o mês de maio, simbolizando a campanha “Juntos pela paz no trânsito”, lançada pelo presidente Josué Neto (PSD), no início do mês de abril.

A iluminação será trocada, mas as atividades com vista à educação para o trânsito, continuam a ser executadas pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo que vai levar para as escolas públicas municipais e estaduais, palestras sobre o tema a serem aplicadas por técnicos do Detran-AM, que fechou parceria com a Aleam.

O objetivo da campanha lançada por Josué Neto é mobilizar a sociedade organizada e órgãos e instituições públicas que atuam no segmento do trânsito local para formar um “pacto pela vida”, com a meta de reduzir o número de mortes e sequelados por acidentes de trânsito. A adesão ao movimento internacional “Maio Amarelo” faz parte da campanha.

Uma das atividades da campanha executada de 5 a 9 de maio, foi a 1ª Semana de Educação no Trânsito, que treinou 480 servidores do Legislativo Estadual sobre as regras de segurança viária. Esses servidores se tornarão multiplicadores, repassando o que aprenderam.

As palestras foram ministradas pela coordenadora de cursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Maria Lenice que explicou as atribuições do Detran e apontou as facilidades que hoje são colocadas à disposição de quem deseja se habilitar. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir vários vídeos mostrando diversos tipos de acidentes que poderiam ser evitados com adoção de atitudes simples como dirigir sem ingerir bebidas alcoólicas, usar o cinto de segurança, não atender celular ao volante, evitar conversar com o passageiro, dentre outras situações corriqueiras que acontecem no dia a dia.

Aplicativo

Nas palestras do Detran-AM, foi apresentado um aplicativo para smartphones que deve ser usado enquanto o motorista dirige. Na página do órgão na Internet (www.detran.am.gov.br) é possível baixar o aplicativo “Mãos no Volante”, uma ferramenta lançada pelo Ministério das Cidades que bloqueia as chamadas telefônicas enquanto o condutor estiver dentro do carro.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década das Ações de Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço de ações que o mundo realiza. Neste mês também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui