TCEAM
Início Amazônia MA: força da maré causa danos à orla marítima de São Luís

MA: força da maré causa danos à orla marítima de São Luís

O fenômeno conhecido como maré de sizígia tem causado inúmeros prejuízos na orla marítima da capital. A invasão da água foi causada pela maré mais alta do ano que além de erodir parte da rua São Marcos, via de acesso a península da Ponta d’Areia, também causou a derrubada de um poste de iluminação pública.A maré ainda invadiu bares e quiosques que ficam na orla da Ponta d’Areia. Os donos dos comércios fazem o que podem para impedir o avanço da maré. No entanto, para muitos deles só restam tirar a água com baldes a amenizar o problema com uso de pás.

 


Após a construção do Espigão Costeiro, a ofensiva da maré deixou de ser na península e passou a ser mais forte próximos aos bares da Ponta D’areia.

A maré de sizígia ocorre quando a Lua e o Sol se alinham em relação à Terra e acontece a soma da atração gravitacional entre os dois. Associados aos fortes, o fenômeno ocasiona marés mais fortes.

Raposa

A cidade de Raposa também sofreu com a invasão da maré. Na cidade, é comum todos os anos, as casas serem invadidas pela água do mar.

Ainda este ano, a maré alta irrompeu sobre a praça da Raposa. Desta vez, a subida da maré atingiu também o recém construído cais da cidade pesqueira.

(O Imparcial)

 

Artigo anteriorMaria Bethânia dá piti e abandona show
Próximo artigoInscrições para Vestibular e SIS da UEA estão abertas a partir de hoje (01)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.