Maio Amarelo: Saúde encerra evento com o tema “Juntos Salvamos Vidas”

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdants), realiza, na noite desta quarta-feira (25/05), o evento de encerramento da campanha “Maio Amarelo”, de prevenção a acidentes de trânsito, no calçadão da Ponta Negra, localizada na zona oeste de Manaus.

A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar o público presente sobre a importância das medidas de prevenção para evitar mortes e acidentes no trânsito e também mensurar medidas de segurança. A programação segue até às 21h de hoje.

Foto: Abrahão Graham/FVS-RCP

 

A programação do evento inclui as seguintes atrações: aula de ritmos, vacinação contra à Covid-19 para todas as faixas etárias, influenza e tríplice viral, exposição de educação em saúde para prevenção de acidentes de trânsito, exposição de equipamentos de primeiros socorros e simulação de acidentes e resgates.

Durante o evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou o papel da FVS-RCP na promoção da campanha e a importância de conscientizar sobre a responsabilidade no trânsito à população.

“A fundação atua em parceria com outras instituições em ações socioeducativas voltadas ao público adulto e infantil, condutor e pedestre, além de coordenar o programa Vida no trânsito que tem o intuito de evitar acidentes de trânsito na capital e no interior do Estado, visando o fortalecimento de políticas públicas de segurança”, pontua Tatyana.

Foto: Abrahão Graham/FVS-RCP

Segundo a gerente do Gdants, Tatiana Araújo, o evento é fundamental para fortalecer as ações voltadas para prevenção e redução dos índices de mortes e acidentes no trânsito. “Essas ações em saúde são realizadas todo ano por meio de trabalhos intersetoriais ligados, direta ou indiretamente, a este problema de saúde pública. É importante chamar atenção da população que os acidentes de trânsito possam ser evitáveis, pois a segurança deve ser compreendida como responsabilidade de todos”, afirma a gerente.

No local do evento também está sendo ofertado 250 vouchers para troca de óleo dos veículos dos participantes.

Parceiros –  O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM); Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS); Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran-AM); Batalhão de trânsito da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Polícia Federal; Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas e Bombeiro Resgate (CBMAM); Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa); Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLUR); Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SEMULP); Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (SEMJEL); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Yamaha: Braga Motos e TVlar motos; Empresa Municipal  de Transportes Urbanos de Presidente Figueiredo (EMTU/PFG); Pedala Manaus; Bike Anjo e Centro de formação de Condutores Auto escola Nery.

Vida no Trânsito – O Programa Vida no Trânsito é uma iniciativa do Ministério da Saúde para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito. No Amazonas, a FVS-RCP é responsável pelas ações do programa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

No Amazonas, nos últimos cinco anos, foram registrados, em média, 400 óbitos por ano. Em 2022, de janeiro a abril, foram registrados 92 óbitos por acidente de trânsito, sendo 63 em Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui