Mais de 7 mil visitantes circularam nas unidades prisionais de Manaus ordeiramente no Natal

As visitas ordeiras no Compaj/Foto: Divulgação

Em torno de 7.250 homens, mulheres e crianças, estiveram nas unidades prisionais da capital, no fim de semana do Natal, para visitar os parentes que estão custodiados nos regimes provisório, fechado e semiaberto, e aproveitaram para celebrar as festas com seus familiares, sendo que na noite de sábado (24), em torno de 2.200 esposas, maridos, companheiras e companheiros de internos e internas pernoitaram na unidade, mediante ao cadastro e autorização da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florencio, a autorização para que os cônjuges pudessem dormir nas unidades com seus respectivos pares, foi retomada para o sistema prisional após cerca de seis anos sem o benefício para a noite de natal. “Essa permissão já foi feita há muitos anos atrás, e resolvemos conceder neste ano, para que eles pudessem estar com suas esposas e maridos em uma noite que é especial para todos. Essa ação faz parte da nossa visão de humanização das pessoas privadas de liberdade, já que a família tem papel fundamental para o resgate dos que estão encarcerados.”, explicou o secretário.


As visitas ordeiras no Compaj/Foto: Divulgação

Pedro Florêncio explica que o benefício da noite do dia 24 para o dia 25, foi bem recebido por todos os internos do sistema prisional, que aproveitaram a noite tornando-a tranquila e mantendo a ordem nas unidades prisionais. Por este motivo a permissão para os casais estarem juntos será estendida também para a noite do ano novo (31).

O total de visitas neste período foi menor que no ano passado. Neste ano tiveram 7.242 e em 2015 o quantitativo de pessoas que realizaram visitas foi de 8.324, registrando uma redução de 13% nos dois dias. No sábado, dia 24, foram registrados 4.037 visitantes nas unidades do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) e Masculino (CDPM), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) dos regimes fechado e semiaberto, Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). No mesmo período no ano passado as unidades prisionais receberam 4.611 familiares de internos.

…e o Presídio do Puraquequara recebeu familiares de detentos/Foto: Divulgação

Ontem (25), as mesmas unidades registraram o número de 3.205 visitantes, e no ano passado o sistema prisional recebeu no dia 25 de dezembro o quantitativo de 3.713 homens, mulheres e crianças que foram visitar seus parentes. As unidades que mais receberam visitantes durante os dois dias foram: CDPM com 2.502, UPP registrou 1.922 e Compaj Fechado teve um total de 1.313.

Artigo anteriorCasos de embriaguez ao volante sobem em 34% no fim de semana do Natal, em Manaus
Próximo artigoBarco naufraga com time de futebol em Uganda deixando ao menos nove mortos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui