‘Manaus está avançada para os Jogos Olímpicos’, diz diretor executivo

General Marco Aurélio em coletiva após a reunião/Foto: Herick Pereira
Reunião de Trabalho do Comitê Organizador em Manaus/Foto: Herick Pereira
General Marco Aurélio em coletiva após a reunião/Foto: Herick Pereira

O diretor executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, general Marco Aurélio Costa Vieira, afirmou na manhã de de hoje, sexta-feira (17), que a cidade de Manaus está avançada na preparação para os jogos do torneio de futebol das Olimpíadas, que acontecem em agosto de 2016, ao participar da primeira reunião de trabalho com secretários do Governo e da Prefeitura de Manaus, para tratar sobre a organização dos jogos que terá a cidade como sede.
“Manaus, inicialmente, está de parabéns. Conquistou a possibilidade de sediar o torneio de futebol, não foi à toa. Fez uma Copa do Mundo muito boa e a FIFA reconheceu isso. A gente espera complementar os trabalhos apenas, porque a cidade está praticamente pronta para realizar os jogos das Olimpíadas”, ressaltou o general.

A reunião, realizada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, tratou sobre assuntos de governança, lista de encargos e matriz de responsabilidade, ocasião em que os gestores locais apresentaram o andamento de suas ações no tocante à preparação da sede. Inicialmente, a cidade deverá receber duas rodadas duplas do torneio masculino e uma do feminino nos dias 4, 7 e 9 de agosto, mas o general Marco Aurélio admite que o número de jogos pode ser maior, dependendo, da capacidade de estrutura que cada sede apresentar, principalmente para treinamentos.

Cidade no clima olímpico – Manaus poderá vivenciar o clima olímpico não apenas pelas partidas de futebol que serão jogadas na Arena da Amazônia. A cidade também se prepara para ser centro de treinamento de outras modalidades. Um dos países que já demostrou interesse é a Holanda, que estuda a possibilidade de trazer suas equipes de natação, polo-aquático e ginástica olímpica para treinar na capital amazonense.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica, Aly Almeida, a Vila Olímpica de Manaus está passando por reformas e deverá credenciar suas instalações como Centro de Treinamento. A nova pista de atletismo tem data de inauguração marcada para o dia 9 de maio próximo, o parque aquático passa por reforma e um ginásio de ginástica olímpica está sendo construído na área.

“Nós temos o nosso campo de jogo que é a Arena da Amazônia, onde vão ser realizados todos os jogos de futebol e estamos aqui nessa reunião com o cônsul da Holanda (Marc Hauwert), fazendo tratativas sobre outras equipes para vir treinar em Manaus”, afirmou Aly Almeida. Segundo ele, a pista de atletismo  da Vila Olímpica é a mesma  que será usada no Rio de Janeiro.

“O material que está aí na pista é o melhor do mundo. Estamos também reformulando o parque aquático, os ginásios, as quadras e as áreas de luta. Queremos entrar no clima olímpico não apenas com o futebol, mas com outras modalidades que podem treinar aqui”, completou.

O cônsul da Holanda, Marc Hauwert, que participou da reunião declarou que a vinda de equipes de seu país depende de vários fatores, dentre os quais a infraestrutura, se a cidade atende às necessidades das delegações, entre outras questões que vão ser analisadas pelo comitê olímpico daquele país e o comitê organizador das olimpíadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui