Manaus tem o verão mais quente da história( Por George Dantas)

Ambientalista George Dantas(AM)

Os meses de agosto e setembro são os mais quentes do verão amazônico, onde as temperaturas se elevam e ano após ano batem novos recordes.


Justamente ontem (21) quando comemoramos o Dia da Árvore, por mais paradoxal que pareça, em Manaus, capital do estado com a maior cobertura vegetal da Floresta Amazônica um recorde negativo foi escrito na história, quando os termômetros registraram 38,9°C, segundo dados oficiais do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

É fato que há uma deficiência gigantesca de arborização em Manaus e por conta da umidade relativa normalmente bastante alta , então acontece uma combinação explosiva para a população temperatura e umidade alta trazem a sensação de que estamos dentro de um forno.

A Amazônia sofre há anos com o desmatamento e em paralelo também recebe os reflexos do fenômeno El Niño que aquece as águas dos oceanos contribuindo para a mudanças do sentido da circulação do ventos, por conta desses fatores, a temperaturas tendem a se elevar e nessas regiões, a chuvas tendem a rarear mantendo os céus com pouca nebulosidade.

Com temperaturas tão altas, mesmo para os amazônidas acostumados com isso, o que mais tem incomodado é a sensação térmica, pois com temperaturas ao redor de 39°C a sensação no corpo humana beira aos 45°C.

A ausência de árvores e as construções em alvenaria aliado com as vias públicas com calçamento asfáltico são os maiores vetores para a criação de ilhas de calor em algumas áreas da cidade. Em contrapartida, existem algumas áreas que não sofrem tanto, são aqueles pequenos fragmentos florestais que ainda resistem na cidade, como a área da UFAM, o Bosque do INPA, o MUSA.

Vamos fazer nossa parte para termos um clima melhor, plante árvores, preserve nossas nascentes e protejam nossos rios. Esse é o caminho para que novos recordes de temperaturas não sejam atingidos.(George Dantas – Ambientalista)

Artigo anteriorReforma ministerial vai restabelecer as bases de governabilidade, diz Edinho Silva
Próximo artigoJosé Melo anuncia mecanização da produção agrícola no município de Barcelos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui