Massa de ar frio causa queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (19), uma frente fria avança mais sobre o Centro-Oeste e Sudeste, chegando a Brasília e ao Espírito Santo. Porém, grande parte das instabilidades se dissipam pelo interior do país, reduzindo as condições para chuva. A intensa massa de ar frio que veio com esta frente fria causa queda muito acentuada da temperatura nesta sexta sobre o Sul do Brasil, em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

O dia amanhece frio, com formação de geada em praticamente toda a região Sul. Não deve gear nas áreas litorâneas, no Vale do Itajaí, nem no norte e no leste do Paraná. Por volta das 2h da madrugada, a temperatura chegava aos -4,6ºC em Bom Jardim da Serra (SC), conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na região Sudeste, a passagem de forte frente fria deixa a sexta-feira fria e com muita nebulosidade na maioria das áreas de São Paulo, no centro, oeste e sul de Minas e no Rio de Janeiro, segundo a Climatempo. Pode chover com moderada a forte intensidade no litoral de São Paulo, no Vale do Paraíba e no centro-sul do Rio de Janeiro.

Chuva ocasional na região de Campinas (SP) e de Sorocaba (SP), na Mantiqueira, no sul de Minas e na Zona da Mata Mineira. Dia chuvoso e frio na Grande São Paulo. Pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde no norte fluminense, no Espírito Santo, na Grande Belo Horizonte e no Vale do Rio Doce.

No Centro-Oeste, as áreas de instabilidade de uma forte frente fria se dissipam, mas deixam muita nebulosidade sobre quase todo o Mato Grosso do Sul, no centro, oeste e sul de Mato Grosso e no sul de Goiás. Faz frio o dia todo nestas regiões.

A sexta-feira é gelada e com geada ao amanhecer no sul de Mato Grosso do Sul. O sol predomina no restante de Goiás, de Mato grosso e no Distrito Federal.

No Norte, a passagem de uma forte frente fria causa chuva e deixa a temperatura baixa em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. As outras regiões do Norte continuam quentes, com risco de chuva forte no Amazonas e em Roraima. Pancadas de chuva ocorrem também no Amapá e no extremo norte do Pará. Nas demais áreas do Pará e no Tocantins, o sol forte predomina.

Quase todo o Nordeste tem muito sol, calor e tempo seco nesta sexta. Algumas pancadas de chuva ocorrem no litoral da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no leste de Pernambuco, leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui