Médica alerta para a imunização contra Meningite

As crianças devem ser vacinadas contra Hib, de acordo com o calendário vacinal.

O recém falecimento da criança de 2 anos vítima de meningite causada por Haemophilus Influenzae b (Hib), tipo menos frequente da doença nos dias atuais, tem causado preocupação na população. A médica e diretora da Clínica Vacinar, Amanda Alecrim, explica que a vacinação é a única forma de prevenção contra a doença, e sua eficácia é de 95% a 100%, após a aplicação do esquema completo de imunização. Muitos países, dentre eles o Brasil, praticamente eliminaram as doenças causadas por Haemophilos Influenzae b, após a implementação abrangente da vacina, nos calendários oficiais de imunização.
As crianças devem ser vacinadas contra Hib, de acordo com o calendário vacinal recomendado. Se deixarem de tomar uma dose ou estiverem atrasadas em relação às datas previstas, devem tomar a próxima dose da vacina assim que for possível, orienta a médica.

Amanda destaca que a Hib é uma bactéria que costuma atingir, principalmente, as crianças de até cinco anos de idade, provocando infecções que começam geralmente no nariz e na garganta, mas podem se espalhar para outras partes do corpo. Essa bactéria pode causar diferentes doenças infecciosas com complicações graves, como pneumonia, dor de ouvido, inflamação das articulações, sinusite e meningite, que geralmente tem um início súbito com febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. Sequelas graves, segundo ela, ocorrem em 3% a 5% dos casos de meningite por Hib, dentre elas, déficit auditivo grave e lesões cerebrais permanentes.

As crianças devem ser vacinadas contra Hib, de acordo com o calendário vacinal.
As crianças devem ser vacinadas contra Hib, de acordo com o calendário vacinal.

Os casos de meningite podem ocorrer em qualquer época do ano, porém, a maior incidência é no período de chuva e inverno. “Daí a importância de estar com a vacinação em dia, sempre”, recomenda a especialista, acrescentando que os viajantes, em especial, devem ter atenção redobrada com a caderneta de vacinação. “Avião é um lugar propício à transmissão de doenças. É importante estar protegido”, ressaltou.

As meningites podem ser de causa bacteriana, viral e fúngica. As meningites mais prevalentes no Brasil são as bacterianas, causadas pela Neisseria Meningitidis (sorogrupos mais comuns A,B,C W X Y), por Streptococcus pneumoniae, por Haemophilos influenzae ( mais comum tipo b) e outras bactérias. A grande maioria dos casos de meningite bacteriana, no Brasil, é causada pelo tipo C, seguido do Meningococo B, W , X e Y.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui