Médica remove 23 lentes de contato do olho de paciente

Foto: Reprodução

Uma oftalmologista viralizou no Instagram e TikTok após compartilhar um atendimento um tanto incomum: a remoção de 23 lentes de contato de um dos olhos de uma paciente. Segundo Katerina Kurteev, médica responsável, a mulher esquecia de tirar os corretivos para a visão antes de ir dormir e, no outro dia, como não sentia a lente, colocava outra por cima.


Tanto no Instagram quanto no TikTok o vídeo do procedimento alcançou milhões de visualizações e comentários, já que chocou os internautas. Nas imagens, é possível ver que a lente se tornou gelatinosa e verde dentro do globo ocular da paciente. A médica descreveu a dificuldade e o cuidado para conseguir separar as lentes, que grudaram uma na outra, sem prejudicar a área do olho, que é muito sensível.

“Eu cuidadosamente separei todas as lentes e contei o total de 23. Tive que usar um instrumento cirúrgico muito preciso e delicado, o fórceps de joalheiro, para separar uma da outra, porque elas estavam muito coladas após passarem quase um mês dentro da pálpebra”, escreveu a oftalmologista em outra publicação no Instagram, na qual também disse estar satisfeita com a repercussão do caso.

“Feliz por ter a oportunidade de educar o público sobre o uso e higiene das lentes de contato”.

Não durma com lentes de contato

Quem usa lentes de contato já conhece os procedimentos de cuidado e higiene que o produto exige. Não seguir esses protocolos pode resultar em vários problemas ao globo ocular, já que o olho é um órgão sensível e muito exposto – ainda mais no que diz respeito as lentes, que podem transmitir bactérias já que são manuseadas pelas mãos.

Um recente estudo da University College de Londres (UCL), no Reino Unido, apontou que pessoas que usam lentes de contato reutilizáveis têm quase quatro vezes mais chances de desenvolver, por exemplo, a ceratite, uma infecção ocular rara, mas extremamente grave, e que pode causar a perda da visão.

Outro levantamento realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, mostrou que um quarto dos casos reportados de infecções, inflamações e lesões graves da córnea, relacionados a lentes de contato, poderiam ter sido evitados com o uso adequado dos corretivos.

De acordo com o Dr. Marcelo Brito, médico oftalmologista, em entrevista ao Olhar Digital, um dos principais cuidados que quem usa lentes deve ter é justamente não dormir com elas.

“Não se deve dormir com as lentes de contato porque elas formam uma barreira diminuindo a oxigenação e a nutrição das córneas. Além disso, como as lentes podem, ao longo do dia, acumular detritos e microorganismos, principalmente enquanto os olhos estão fechados, aumenta-se muito o risco de gerar infecções, inclusive algumas muito graves”, alertou o especialista.

O médico ainda destacou que, entre os principais cuidados também estão: higienizar com solução apropriada toda vez que for usar; trocar o produto conforme o prazo determinado (a orientação serve para as descartáveis e as reutilizáveis – ambas têm validades, cada uma conforme a bula do produto); e lavar as mãos sempre que for manusear a lente oftálmica corretiva.

“O mau uso das lentes pode levar à diminuição das células da córnea, provocando uma opacidade, ou seja, a falta de transparência, o que pode gerar uma diminuição da visão que pode ser permanente. Pode ocorrer também alergias severas, além do risco aumentado de infecções – algumas tão graves que podem levar à perda da visão em poucos dias, se não tratada adequadamente”.

Fonte: Olhar Digital

Artigo anteriorTriplica o total de brasileiros com armas após Bolsonaro mudar regras para CACs
Próximo artigoBraga sofre 02 derrotas em menos de 05 dias, na Justiça Eleitoral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui