Meia tonelada de lixo é retirada de rios e igarapés de Manaus nos últimos 30 dias

Foto: João Viana / Semcom

A Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, 31/7, o transbordo de 500 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material recolhido da orla da cidade, pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o aterro sanitário municipal, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM–010 (Manaus – Itacoatiara).


O secretário da Semulsp, Altervi Moreira, junto com os subsecretários Jairo Santos e José Rebouças, acompanhou todo o trabalho da equipe. Segundo Altervi, diariamente, a prefeitura realiza o trabalho de retirada de resíduos sólidos em toda a orla da capital. As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma irregular, nos rios e igarapés.

Foto: João Viana / Semcom

“Estamos com toda logística de pessoas e equipamentos para fazer o transbordo de resíduos. São 500 toneladas que estamos levando para o aterro sanitário de Manaus. A prefeitura tem vários projetos para que as pessoas façam o descarte correto, a seleção dos resíduos, evitando que cheguem aos rios. Nós temos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) e ações de conscientização, para que as pessoas participem do projeto da coleta seletiva”, declarou o secretário.

Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário, para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 27,5 toneladas de resíduos por dia. Grande parte desses materiais retirados das águas é composta de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

Foto: João Viana / Semcom

Ação

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.

Artigo anteriorDavid Almeida dá início ao programa ‘Manaus Esportiva’
Próximo artigoDepósito do porto de Beirute desmorona após grãos fermentarem por excesso de calor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui