Trabalhadores foram evacuados neste sábado (7) após detectar uma anomalia em uma pilha de rejeitos da mina Turmalina, em Casquilho, Conceição do Pará. Imagens nas redes sociais mostram deslizamentos de terra na área, mas felizmente, não houve feridos.
A Jaguar Mining, responsável pela operação, informou que a anomalia foi identificada durante inspeção e que tomou as medidas necessárias, incluindo notificação aos órgãos reguladores. A empresa também está prestando assistência à comunidade local.
A Prefeitura de Conceição do Pará aguarda inspeção de uma empresa contratada pela Jaguar Mining e destacou que possui um plano de contingência para agir rapidamente. Segundo a comunicação da Prefeitura, a movimentação de terra causou danos em uma residência em Casquilho.
A Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram mobilizados e estão monitorando a situação. Um posto de comando foi instalado no local. A reportagem aguarda retorno das assessorias da Defesa Civil de Minas Gerais, MPMG e ANM.
O que diz a Jaguar Mining, responsável pela unidade
“A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (07/12), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará/MG, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção.
Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios.
A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local.
Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais e responsáveis.”
Fonte: g1