Mistura de música e gastronomia encanta público no Centro Histórico

Foto: Shows e feira gastronômica - Ingrid Anne/Manauscult

O coração do Centro Histórico de Manaus, no entorno do Paço da Liberdade, foi tomado mais uma vez por famílias, grupos de amigos e turistas, experimentando uma mistura de música, arte e gastronomia neste sábado, 12/8, no primeiro dia da quarta edição do Passo a Paço.


À beira do Rio Negro, no Porto de Manaus, que abriu as portas pela primeira vez para receber shows, atrações locais como Anne Jezini, Escândalo Fônico e Johnny Jack Mesclado já passaram pelo comando do Palco Música, enquanto o Coreto da Praça Dom Pedro II foi agitado pelo som de Trio Remanso, Selva Madre e Elas Cantam Samba. Em meio aos shows, a feira gastronômica e de artesanato, o chef francês Claude Troisgros também circulou entre o público e visitou as barracas dos chefs locais, esbanjando uma simpatia carregada de sotaque, acompanhado de seu assistente, Batista.

Foto: Shows e feira gastronômica – Ingrid Anne/Manauscult

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, essa é a oportunidade de ampliar o projeto de ocupação cultural do Centro de Manaus. “Depois de mais uma década fechada, a Praça dos Ingleses é devolvida momentaneamente ao povo pelo Passo a Paço e é nesse ponto tão importante para a cidade que hoje se encontra o melhor da música, com ritmos como reggae, rock e música popular amazonense. Isso tudo faz do Passo a Paço uma edição especial: sotaques e aromas diferentes, tudo muito único, refletindo a identidade de Manaus”, afirmou Monteiro de Paula. “A mudança de data faz parte do calendário fixo de eventos de Manaus; assim, a cada trimestre, a cidade faz um grande evento para a população manauara e sobretudo para os turistas. Ainda teremos esse ano Boi Manaus e o Réveillon”.

Foto: Shows e feira gastronômica – Ingrid Anne/Manauscult

Os sabores e aromas diferentes, aliás, foram um dos pontos altos na visita do chef Claude Troisgros. “A experiência do Passo a Paço está sendo muito interessante. Ontem tive um jantar extraordinário, com produtos amazônicos diferenciados que eu não conhecia, com produtos regionais e desconhecidos. Também visitei o Mercado Adolpho Lisboa. Poucas vezes na minha vida vi um mercado de peixes tão diferenciado, com peixes de água doce e frescos”, destacou Claude, falando sobre as singularidades da cozinha amazônica.

Foto: Shows e feira gastronômica – Ingrid Anne/Manauscult

O cheiro bom de comidas de todos os tipos também contagia o lugar: barracas, food trucksfood bikes e estudantes de gastronomia apresentam suas criações culinárias a preços populares, que variam de R$ 5 a R$ 15.

Muita gente aproveitou para se deliciar, como foi o caso da estudante de Turismo Karine Castro. “É uma oportunidade perfeita para os amazonenses conhecerem um pouco de cada coisa, porque aqui se mistura comida em estilo americano com pratos regionais e tradicionais, por exemplo. É um mix de coisas, além das atrações culturais e os artistas nacionais que vêm se apresentar. Tudo isso enriquece bastante o nosso turismo, porque agrega valores, cultura e muita diversão, pois é uma forma das pessoas curtirem com tranquilidade”, destacou a universitária.

Foto: Shows e feira gastronômica – Ingrid Anne/Manauscult

Já no interior do Paço da Liberdade, a exposição “Monumentalidade” reúne obras do artista plástico amazonense Moacir Andrade, expostas ao público em todo o seu esplendor. Uma das novidades desta edição também foi o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), que pela primeira vez abriu as portas para visitação durante o evento, contando com o rico acervo arqueológico do Museu Crisântemo Jobim.

Encantada com o lugar, a doméstica Geny de Oliveira afirmou estar satisfeita com o evento. “Está tudo muito bem organizado e lindo. Aqui, por exemplo, as obras estão muito bem apresentadas”, disse.

O primeiro dia de programação ainda segue até a madrugada de sábado para domingo, às 1h40, com as atrações nacionais Marcelo D2 e Karol Conka. Já no domingo, 13/8, o Passo a Paço começa suas atividades novamente às 16h, e conta com show de Alcione.

 Bate-papo

Marcelo D2 – Foto: Ricardo Oliveira/Semcom

O cantor Marcelo D2 e seu filho Sain também participaram de um bate-papo com fãs e artistas da cena local do hip-hop na tarde deste sábado na Galeria dos Remédios, Centro de Manaus. O cantor respondeu às perguntas dos fãs que foram ao seu encontro e falou sobre a expectativa de se apresentar na cidade após anos longe dos palcos manauaras.

“Estou muito feliz por estar aqui depois de tanto tempo. Feliz porque fui convidado para vir para esta terra quente em todos os sentidos e confesso que gostaria de ficar até um pouco mais. Vamos fazer barulho e é muito bom estar num evento como este. Ver que nossos impostos estão voltando em forma de cultura”, comentou.

Artigo anteriorAs pedras estão se casando no Xadrez político amazonense
Próximo artigoOvos contaminados já foram identificados em 17 países

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui