Mobilização para a implantação da Rede Sarah, em Manaus, é retomada

Hospital da Rede Sarah, em Brasília/Foto: Arquivo
Hospital da Rede Sarah, em Brasília/Foto: Arquivo
Hospital da Rede Sarah, em Brasília/Foto: Arquivo

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas, está retomando a mobilização, visando a implantação de uma unidade hospitalar da Rede Sarah Kubitschek em Manaus. Mantida pelo governo federal, a rede é especializada no atendimento e reabilitação de vítimas de politraumatismos e problema locomotores.
O pontapé inicial da iniciativa foi através de um ofício encaminhado, nesta semana, à presidente da Rede Sarah, Lúcia Willadino, pelo qual o parlamentar solicita posicionamento da diretoria sobre o andamento do projeto da unidade da capital amazonense, cujo estudo de viabilidade, estava previsto para iniciar no ano de 2011.


Para Ricardo Nicolau, os serviços da Rede Sarah poderão suprir a deficiência existente no Amazonas no tratamento de pacientes que necessitam de reabilitação locomotora e procedimentos ortopédicos. Atualmente, a Região Norte já conta com dois Centros de Reabilitação da Rede Sarah, localizadas em Belém (PA) e no Macapá (AP).

“A Rede Sarah é referência nacional em reabilitação e em ortopedia e, há algum tempo, se espera uma unidade em Manaus. Estamos buscando as condições necessárias para sejam implantados aqui os serviços de excelência da rede em benefício dos pacientes amazonenses”, justifica o presidente da Comissão de Saúde.

Além de abordar diretamente a diretoria da rede, o deputado articulará apoio da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional. “Vamos buscar efetivar esse projeto tanto com a Rede Sarah e o Governo Federal quanto com os parlamentares que se mobilizaram, em 2008, no sentido de disponibilizar recursos de emendas”, salienta Ricardo Nicolau.

Sobre a Rede Sarah

A Rede Sarah Kubitschek é mantida com recursos federais e gerida pela Associação das Pioneiras Sociais. O primeiro hospital foi criado em Brasília (DF) em 1980, atendendo crianças e adultos. Desde então, a rede tem expandido sua atuação e serviços de neurorreabilitação por todo o Brasil.

As unidades da Rede Sarah, entre hospitais de grande porte e centros de fisioterapia e reabilitação, estão presentes nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, São Luís, Fortaleza, Belém e Macapá. As principais especialidades oferecidas são ortopedia, reabilitação neurológica, neurocirurgia, oncologia e neurorreabilitação em lesão medular.

Artigo anteriorDNIT vai rever o projeto do Porto da Manaus Moderna, diz Fábio Galvão
Próximo artigoObama e Castro já conversaram por telefone, diz Casa Branca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui