Modelo relata injúria racial após homem dizer que cabelo dela ‘assusta’

Ludmila Cassemiro — Foto: Instagram/ Reprodução

A modelo, ativista e comunicadora Ludmila Cassemiro, de 21 anos, denunciou ter sido vítima de injúria racial no bairro Cachoeirinha, na Região Nordeste de Belo Horizonte, no último sábado (9).


A jovem compartilhou nas redes sociais um vídeo em que mostra um homem dizendo que o cabelo dela “assusta” as pessoas (veja abaixo). Ele se afasta após ela falar: “Guarda o seu racismo para você”.

Ludmila contou que estava indo para a academia quando encontrou o homem vindo na direção oposta. Ela não o conhecia e nunca tinha conversado com ele antes.

A jovem já chegou a perder oportunidades de trabalho e até o emprego por causa do cabelo.

A modelo ainda não procurou a polícia, mas pretende denunciar o caso ao Ministério Público.

Crime

Injúria racial é crime previsto no Código Penal brasileiro, com pena de prisão de um a três anos e multa. Consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.

Já o crime de racismo está previsto na previsto na Lei 7.716/1989, e ocorre quando o agressor atinge um grupo ou coletivo de pessoas, discriminando uma etnia de forma geral. Nesses casos, só o Ministério Público tem legitimidade para apresentar denúncia contra o agressor.

g1

Artigo anteriorMotoqueiro morre na Avenida Margarita após acidente
Próximo artigoCasa da Moeda lança medalha em comemoração aos 90 anos do Cristo Redentor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui