Hoje, segunda-feira (24), às 19h30, o Les Artistes Café Teatro, no Centro de Manaus, recebe a sessão de abertura da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A programação é composta por 31 filmes, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, alguns deles inéditos, que abordam questões ligadas aos direitos humanos e educação em toda a América Latina e o Hemisfério Sul.
Na sessão de abertura, o filme exibido será “Quando Eu Era Viva”, documentário de Lúcia Murat sobre oito mulheres que foram presas durante o período da ditadura militar. A cineasta carioca é uma das poucas que estiveram envolvidas com os movimentos políticos de resistência ao golpe.
A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e acontece até o dia 29 de novembro, no Les Artistes Café Teatro. O evento é gratuito e as sessões possuem opções de acessibilidade, como audiodescrição para pessoas com deficiência visual e closed caption para os deficientes auditivos.