Movimentação de passageiros deve crescer 21% no Aeroporto de Manaus

Foto: Jamile Alves/G1 AM

O fluxo de passageiros, no Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes (AM), deve crescer durante o feriado da Proclamação da República. Entre os dias 13 e 18, são esperados 56,7 mil viajantes no terminal manauara, 21% a mais que os 46,8 mil embarques e desembarques registrados no período de 14 a 19 de novembro de 2018. A quantidade de operações também deve ser maior neste ano: 626 pousos e decolagens ante os 599 contabilizados no ano passado.

Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foram adotadas para atender ao aumento do fluxo de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários. Equipes de segurança e operações serão reforçadas, se necessário, por meio de remanejamento das escalas de trabalho. Em caso de esclarecimentos dos passageiros, a estatal ainda conta com os “amarelinhos”, funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”.

O Eduardo Gomes foi apontado pela pesquisa Aeroportos + Brasil 2019, divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, como melhor terminal aeroportuário de 2018 na categoria de até 5 milhões de passageiros processados por ano. Com capacidade para receber 18,2 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Manaus movimenta, diariamente, cerca de 8 mil passageiros. No primeiro semestre de 2019, O terminal registrou recorde no fluxo de viajantes: Foram mais de 1,4 milhão de embarques e desembarques – alta de 10% em relação ao mesmo período de 2018, quando 1,3 milhão de pessoas viajaram pelo aeroporto.

Situado a 15 km do centro da cidade, o terminal oferece aos passageiros 88 estabelecimentos dos mais variados segmentos, como lojas de artesanato e produtos típicos da região, bijuterias, locadoras de veículos, lanchonetes, agências de câmbio e turismo, banca de revistas e caixas eletrônicos. Os usuários também encontram um terminal acessível, com banheiros e telefones adaptados e equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros com necessidade de assistência especial.

Rede Infraero

Os 47 aeroportos da Infraero com voos regulares devem receber mais de 1,4 milhão de passageiros, entre embarques e desembarques, durante o feriado da Proclamação da República, entre os dias 13 e 18 de novembro. O número é 4,6% superior em relação ao fluxo registrado no mesmo feriado do ano passado, quando foram contabilizados 1,34 milhão de viajantes. A movimentação de aeronaves também deve crescer. São esperadas 11.294 operações de pousos e decolagens, 8% a mais que as 10.455 registradas no mesmo período de 2018. Os dias de maior movimento devem ser quinta (14/11) e segunda-feira (18/11). A estimativa leva em conta a oferta de assentos das empresas aéreas.

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea, podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser lido clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui