
Sete municípios do Amazonas receberam, nesta terça-feira (8), o Selo Unicef por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Benjamin Constant, Borba, Carauari, Humaitá, Iranduba, Novo Aripuanã e Urucurituba foram as cidades amazonenses certificadas.
Um avanço importante se deu no acesso ao pré-natal, essencial para a saúde de mulheres e bebês. Os municípios certificados com o Selo Unicef no Amazonas avançaram mais no acesso ao pré-natal do que a média do País.
De 2016 a 2018 (último dado disponível), o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. No Amazonas, o aumento foi de 3% e, nos municípios certificados com o Selo UNICEF nesse estado, o aumento foi de 11%.
Estar na escola, aprendendo, é essencial para meninas e meninos. No Amazonas, 84% dos munícipios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.
“Nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultados concretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos”, diz Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.