Na volta da Travessia ´Almirante Tamendaré´ atleta de 46 anos conquista o ouro

Atletas se preparam para a grande largada/Foto: Mauro Neto/Antonio Lima

O águas do Rio Negro serviram de palco, na manhã de ontem, domingo (04), para mais uma edição do Rio Negro Challenge, que reuniu a tradicional Travessia Almirante Tamandaré (8,5Km), o Circuito Mirim (400m), e a Maratona Aquática (1,5Km e 3Km), com a participação de  de 210 atletas, incluindo nadadores de 11 estados do País, numa realização da Aquática Amazonas, com apoio o d Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
A grande expectativa da programação ficou por conta da Travessia Almirante Tamandaré, que desde 2007 não era realizada.


Na categoria feminina, a representante do Amazonas, Ylse Sasai, foi a grande campeã, com o título vindo após 01h57m de prova, com a atleta de 46 anos, se tornando a nadadora com a maior faixa etária ao vencer a Travessia. A atleta,  natural do Rio de Janeiro (RJ), é federada pelo Amazonas, e treinada pelo professor Márcio Soares.

Atletas se preparam para a grande largada/Foto: Mauro Neto/Antonio Lima
Atletas se preparam para a grande largada/Foto: Mauro Neto/Antonio Lima

“Já participei de provas em águas abertas, mas nunca de uma travessia com um percurso tão longo. No meio da prova tinha um ponto de banzeiro e esta foi a minha maior dificuldade, mas o restante foi perfeito e eu consegui me sair bem. Eu não treinei específico para a travessia, pois faço triathlon e estou em constante preparação. Essa conquista me traz uma felicidade muito grande, pois este é um evento muito importante para o Estado e encarei um percurso que jamais havia feito”, disse Ylse.

Pela categoria masculina, o grande vencedor da Travessia foi Flávio Monteiro, 23, que atravessou a linha de chegada após 01h44m. O atleta é de Roraima e pela primeira vez disputou uma prova na capital amazonense. Apesar o desgaste físico, o atleta vibrou pela conquista da medalha de ouro e afirmou que quer voltar outros anos para obter o bicampeonato.

“Eu nado desde meus 11 anos e há sete comecei a me dedicar às águas abertas. Fiquei muito feliz em poder me destacar e não foi fácil, pois o desgaste é grande, mas meu foco agora será vir outras vezes e superar este resultado. A surpresa da vitória foi maravilhosa, pois eu não esperava ganhar. Mas agora que ganhei, quero outros títulos”, disse Flávio.

Atleta Olímpico é ouro

Na disputa pelos 3Km da Maratona Aquática, o lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo atleta olímpico Allan do Carmo, que cravou 31m43seg, seguido de Gustavo Roberto (39m54seg) e Felipe Augusto (41m13seg). De volta a Manaus após 10 anos, o medalhista de bronze pelos Jogos Pan-Americanos 2007, afirma que a “visita” não poderia ter sido melhor.

“Esta foi a minha primeira prova após as férias, que eu tirei em outubro, e é uma maratona muito gostosa de fazer. Logo, voltei ao período de competição já com o friozinho na barriga e tive a alegria de vencer. Fiz o percurso sem problemas, e estou saindo daqui feliz com o meu resultado”, disse o atleta, que na semana que vem disputa o Rei e a Rainha do Mar, no Rio de Janeiro.

Nos 1,5Km da Maratona, quem se deu melhor foi o recordista Sul-americano Luís Rogério, que fechou a prova em 15m04seg. O segundo lugar foi ocupado pelo amazonense Matheus Andrade, com o tempo de 15min59seg e, em terceiro, ficou Anderson Colares, com 20m08seg.

“Foi a primeira vez que participei de uma prova em Manaus, o mais próximo do Norte que cheguei foi em Belém e para mim foi algo maravilhoso. Manaus com certeza me deu sorte e agora quero ter a oportunidade de voltar e competir outras vezes. Conheci um pouco da Cidade e realmente preciso voltar aqui”, destacou Luís.

O medalhista de prata e representante do Estado, Matheus Andrade, afirmou que o segundo lugar teve um gostinho especial. “Eu nadei junto com um ídolo do esporte e consegui ficar ao lado dele no pódio e isso já representa muito para mim. A água estava muito pesada e eu tive certa dificuldade na hora de chegar, pois tenho miopia e não estava enxergando tão bem. Mas no final deu certo e estou contente com o resultado”, destacou Andrade.

Dando exemplo

Representando toda a coragem dos pequenos, Sofia Costa encarou o Circuito Mirim e venceu a categoria Petiz após deixar as pequenas Natalia Calibri e Caritas de Souza para trás, com o tempo de 13m01. Estreando em percursos mais longos, a adolescente de 12 anos contou que amanhã é dia dela levar a medalha de ouro para `passear` no Colégio La Salle.

“Eu estava um pouco ansiosa e nervosa, pois é a primeira prova longa que faço, mas graças a Deus deu tudo certo, foi além das minhas expectativas e eu gosto muito de superar desafios. Agradeço minhas amigas pelo apoio, minha família e amanhã vou levar minha medalha para o colégio e mostrar a minha conquista”, destacou.

Balanço – O coordenador do Rio Negro Challenge, Pierre Gadelha, considerou um sucesso o evento e afirmou que a competição bateu o recorde de inscritos, comparando a outras edições. Além disso, fez questão de ressaltar que a volta da Almirante Tamandaré marcou um novo ciclo do esporte.

“Não tive nenhum incidente e tudo ocorreu dentro do programado. Foi um evento muito bonito, que mostrou a superação e dedicação dos atletas. A partir de agora, com a volta da Tamandaré, novos recordes serão batidos e mais atletas vão se interessar pelas provas de águas de abertas, algo que é muito bom para o fomento do esporte. Estou muito feliz e contente com o resultado do evento”, disse.

Resultados:

Travessia Almirante Tamandaré

1 Ylse Sasai – 01h57

2 Flavia Takada- 02h04

3 Renata Rauen- 02h06

1-Flavio Monteiro

2-Rodrigo Marson

3-Caio Souza

Maratona Aquática – 3Km

1 – Allan do Carmo – 31m43s

2-Gustavo Roberto -39m54s

3-Felipe Augusto -41m13s

1-Fernanda Delboux – 33m05s

2- NatashaPaulino -52m27s

3-Luciane Feiten – 54m27s

Maratona Aquática – 1,5km

Masculino

1-Luis Rogério-15m04s

2-Matheus Andrade -15m59s

3-Andreson Colares – 20m08s

 Feminino

1-Stefany Afonso- 20m48s

2-Maria de Nazaré- 27m06s

3-Fernanda Reis – 31m15s

Artigo anteriorGol assume erro e pede desculpas por “extraviar” criança de 6 anos
Próximo artigoVigia é preso suspeito de abusar de criança de cinco anos em Rondônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui