‘Não fugiremos ao debate com a sociedade sobre a Reforma Política’, diz Wilker

Vereador Wilker Barreto(PHS), Pres. da CMM/Foto: Tiago Correa
Vereador Wilker Barreto(PHS), Pres. da CMM/Foto: Tiago Correa
Vereador Wilker Barreto(PHS), Pres. da CMM/Foto: Tiago Correa

As propostas de reforma política a serem votadas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, em Brasília, entraram na pauta de discussões na Câmara Municipal de Manaus, com o presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS), garantindo ontem (17), que o Legislativo Municipal,  não vai fugir ao debate e da discussão com a sociedade sobre o assunto tantp que, numa reunião de líderes marcada para hoje, quarta-feira (18), será definida a data de uma audiência publica sobre o assunto.
Wilker Barreto fez a declaração, após sessão plenária que aprovou requerimento nº 769/2015, de autoria do vereador Sildomar Abtibol (PROS) para realização de uma grande audiência pública com a participação de políticos e autoridades das casas legislativas Municipais, Estaduais e Federais (Câmara dos Deputados e Senado) na Casa Legislativa Municipal.


“Essa discussão já faz parte do dia a dia da Câmara. Vou reunir o colegiado de líderes. O assunto já é um consenso entre os vereadores e vamos chegar a uma agenda positiva”, disse o presidente, ao assegurar que a Câmara Municipal de Manaus terá o seu Manifesto sobre o que pensa sobre a Reforma Política. “Eu, pessoalmente, sou contra as eleições unificadas, eu não tenho nenhum exemplo no mundo que funcione. Acredito que a eleição fortalece a democracia e não é o custo de uma eleição que faz a diferença de um país, pelo contrário, a eleição fortalece a democracia”, disse sobre a proposta de eleições unificadas de cinco em cinco anos.

Para Wilker Barreto, a unificação das eleições distancia o povo das urnas. “Uma coisa é analisar o Brasil e o Estado. Você precisa ter tempo para analisar o Estado e precisa ter tempo para analisar a Prefeitura, a cidade que você vive. São duas realidades diferentes, uma análise o macro e uma analisa o micro e você precisa ter tempo para isso”, defendeu.

O vereador anunciou que vai à Brasília, no próximo dia 20, reunir-se com a direção nacional do partido e vai convidar pessoalmente o deputado federal Marcelo Aro (PHS/MG), membro da Comissão da Reforma Política na Câmara dos Deputados, assim como o deputado federal Átila Lins (PSD) para participarem do debate na Câmara.

Discussão

A Reforma Política embalou os discursos de grande parte dos parlamentares na Casa Legislativa Municipal.  Os vereadores Waldemir José e Professor Bibiano apresentaram requerimentos em apoio a propostas de Reforma Política da Coalizão, em torno da qual se reúnem 103 entidades lideradas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O líder do Governo na Câmara, Elias Emanuel (PSB) lembrou, na ocasião, que protocolou requerimento para a realização de sessão solene para discussão da Campanha da Fraternidade, com a participação da Igreja Católica, em que um dos pontos é a coleta de assinaturas para a proposta de Reforma Política. Para ele, essa audiência servirá também de esclarecimento de pontos defendidos pela Igreja no processo de Reforma Política.

Os vereadores Marcelo Serafim (PSB) e Marcel Alexandre (PMDB), também, defenderam a discussão ampla do tema. Marcelo Serafim, inclusive, deixou claro que é contra o voto majoritário, um dos pontos da Reforma.

Artigo anteriorReitor do IFAM tomou posse prometendo avanços na Instituição
Próximo artigoHomens armados atacam Parlamento e matam pelo menos oito na Tunísia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui