Nigéria liberta 90 pessoas após retirada do grupo Boko Haram no Nordeste

Nigéria liberta pessoas, após retirada Boko Haran/Foto: Lusa

O Exército da Nigéria informou, ontem, sexta-feira (18), que resgatou 90 pessoas, incluindo mulheres e crianças, após a retirada de militantes do grupo radical Boko Haram de duas aldeias no Nordeste do país.
Um representante do Exército disse que “as tropas resgataram 23 homens, 33 mulheres e 34 crianças dos terroristas” na quinta-feira, nas aldeias de Dissa e Balazala, próximo à localidade de Gwoza, no estado de Borno.


Gwoza é o local onde o Boko Haram proclamou um califado no ano passado, antes de a área estratégica ter sido recuperada pelas tropas governamentais em março.
Saiba Mais

Ataques do Boko Haram levam 500 mil crianças a deixar suas casas na África

O Exército informou que reabriu uma escola primária na região, que tinha sido fechada por causa da ação do Boko Haram, e prometeu implementar medidas para garantir a segurança de alunos e professores.

“A reabertura da escola primária em Gwoza é importante, já que a erradicação da educação ocidental é um dos objetivos do Boko Haram em sua campanha de terror”, afirmou o porta-voz.

Mais de 200 meninas raptadas na escola, na cidade nordestina de Chibok, em abril do ano passado, ainda são mantidas em cativeiro. O sequestro chocou o mundo.

Os militares informaram ainda que interceptaram vários combatentes do Boko Haram, que saíam da região de confronto fazendo-se de refugiados.

Em seis anos, a ação do grupo para estabelecer um Estado Islâmico no Nordeste da Nigéria já deixou pelo menos 15 mil mortos e mais de 2 milhões de refugiados.

Uma força regional, com tropas da Nigéria, do Chade, de Camarões, do Níger e Benim, está prestes a ser enviada para combater os extremistas, informa a agência AFP.(Agência Brasil)

Artigo anteriorLula pede a Dilma que diminua espaço de ‘traidores’ no governo
Próximo artigoPolícia diz que chacina foi vingança por morte de estudante

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui