Novo programa habitacional será implantado na Zona Norte, anuncia Melo

Melo inaugura Via norte, e anuncia investimento na Zona norte/Foto: Herick Pereira
Melo inaugura Via norte, e anuncia investimento na Zona norte/Foto: Herick Pereira
Melo inaugura Via norte, e anuncia investimento na Zona norte/Foto: Herick Pereira
Solenidade de inauguração do Via Norte/Foto: Nathalie Brasil
Solenidade de inauguração do Via Norte/Foto: Nathalie Brasil

Durante a inauguração do Via Norte Shopping, no bairro Nova Cidade, hoje, sexta-feira (28), o governador do Amazonas, José Melo, antecipou que vai priorizar a zona norte de Manaus, na implantação do novo programa habitacional. Segundo Melo, além de ser a região que mais cresce, a zona norte é o caminho natural da expansão metropolitana, e vai receber mais investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura para estimular o desenvolvimento e melhorar os serviços públicos.

Acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes, o governador participou da abertura do empreendimento, que é o décimo shopping da capital amazonense, e o segundo instalado na zona norte. A primeira-dama cortou o laço simbólico que marca o início das operações do centro de compras.


José Melo afirmou que o novo shopping acompanha o conceito de descentralização do desenvolvimento para regiões periféricas de Manaus. Entre os novos investimentos, o setor habitacional é um dos destaques na zona norte, onde o governo do Estado implantou o Residencial Viver Melhor com mais de cinco mil unidades habitacionais. A proposta agora é construir mais 30 mil residências populares, revelou o governador.

“A escolha desse local vem ao encontro do conceito de descentralização das ações administrativa e de atividades econômicas para solução de gargalos em Manaus. Essa é a região que mais cresce. Aqui construímos as unidades habitacionais do Viver Melhor e vamos fazer a ampliação de mais 30 mil residências”, afirmou. Em seu programa de governo, Melo prevê a construção de um total de 47 mil residências, sendo 17 mil no interior.

Infraestrutura – Na área de infraestrutura, a proposta do governador inclui a abertura de uma via expressa ligando o Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A medida deve facilitar o trânsito de mercadorias das fábricas do Polo Industrial de Manaus e reduzir a circulação de veículos pesados pela região central da cidade. “Vamos duplicar a estrada do aeroporto. Ela vai sair duplicada, pegará a avenida José Henriques, e continuará duplicada até o Distrito Industrial. Você vai poder ir do Distrito ao Aeroporto em uma via expressa direta e duplicada”, disse.

Educação – Outro projeto do governador é expandir o número de escolas de tempo integral e construir na zona norte uma unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para qualificar mão de obra para vagas de trabalho nos setores do comércio, serviços e indústria. “É um novo conceito descentralizando não só as atividades econômicas, mas os serviços. Por isso, estamos construindo o hospital da zona norte, com 300 leitos, escolas de tempo integral, e a atividade econômica está acompanhando isso”, comentou Melo.

Estado terá rede de serviços em novo shopping – O Shopping Via Norte entra em operação com 220 lojas e a geração de mais de 2 mil empregos, segundo estimativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM). O superintendente do Shopping, Marcelo Santa Cecília, disse que o empreendimento funciona com um conceito inovador de parceria público-privada, com a instalação de uma unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), uma central de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e um terminal de integração de ônibus incorporado em sua estrutura.

O projeto integral do novo shopping prevê ainda a construção de torres residenciais, um polo médico, instalação de faculdades, escolas e um centro automotivo. “Nós estamos em uma região em torno da qual circulam 700 mil pessoas que não eram atendidas e tinham que andar até vinte quilômetros para ir a um shopping. A gente entende que está trazendo um presente para essa região e tem certeza absoluta de que a população vai abraçar”, disse o superintendente.

O PAC será entregue para a Ouvidoria Geral do Estado em dez dias para a instalação da estrutura da rede de serviços e entra em funcionamento até o fim do ano com um espaço de mais de 200 metros quadrados. A expectativa é que mais de oito mil pessoas usem os serviços diariamente. A unidade de atendimento do Detran começa a funcionar em fevereiro do ano que vem. “Os novos shoppings têm um conceito de multiplicidade de serviços e o nosso PAC estará aqui com diversos serviços para a população. Isso vai ser um elemento facilitador para essa população que precisa dos serviços”, frisou José Melo.

Artigo anteriorEncontro Nacional de Aleitamento Materno concluído com muita festa, em Manaus
Próximo artigoOperação ‘Rio Madeira’, em Humaitá, prende quadrilha com atuação no AM e RO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui