Novo texto do CPP acende sinal de alerta aos membros do MP

Foto: Divulgação

O relatório apresentado nessa quarta feira (18) na Comissão Especial que analisa o PL 8045/10 – que trata do novo Código de Processo Penal (CPP), acendeu sinal de alerta para os Membros do Ministério Público.


Segundo o presidente da CONAMP, Victor Hugo Azevedo, a minuta do substitutivo apresentada pelo relator, deputado João Campos, traz grande preocupação para a atuação e o papel do MP.

“Diferentemente do esperado, ao contrário de fortalecer o combate ao crime e à impunidade, o texto do novo CPP cria dificuldades para o Ministério Público continuar investigando crimes e combatendo a corrupção, repete e reforça o modelo de investigação com base no inquérito policial, em vigor desde 1941, que é ineficiente e burocrático”, avalia.

Foto: Divulgação

Na visão da entidade, este ponto precisa ser necessariamente aperfeiçoado para incorporação do entendimento do STF sobre o poder de investigar do Ministério Público.

Destaca-se ainda, entre outros pontos, o arquivamento do inquérito policial no prazo de 2 anos, mesmo não tendo sido concluído.

A CONAMP aguarda a divulgação da redação final do parecer para exame da integralidade da proposta apresentada pelo Deputado João Campos.

Artigo anteriorDavid conduz votação que garante benefícios para delegados
Próximo artigoMédico cria App para manter sigilo sobre doadores de óvulos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui