Novos equipamentos ampliam poder de atuação das Polícias no Amazonas

Foto: Divulgação/SSP-AM

Em 2019, o Governo do Amazonas entregou mais de meio milhão de reais em equipamentos para as forças de segurança pública. As Polícias Civil e Militar receberam mais de 29,5 mil itens para emprego no trabalho diário, ampliando o poder de atuação no combate à criminalidade. Entre os materiais entregues estão armas de fogo e químicas, munições, escudos, granadas, óculos de visão, veículos, escudos, granadas, capacetes blindados e mochilas táticas.

Armamentos de grosso calibre, como fuzis, utilizados em operações contra o narcotráfico, foram colocados à disposição dos grupos de elite das polícias, o grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), da Polícia Civil, e a Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Os equipamentos são oriundos de aquisições da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e emendas parlamentares. Entre os itens de maior destaque estão os 60 fuzis de calibre 5.56, destinados à COE e Fera, e 39 miras de visão rápida ou miras holográficas de fabricação israelense, que foram destinadas para o Departamento de Operações Aéreas (Dioa), da SSP.

Segundo o delegado Juan Valério, coordenador do Fera, o grupo de elite recebeu 20 fuzis que estão sendo utilizados em todas as atividades dos policiais, desde os treinamentos táticos, cursos, até a atuação nas ruas.

Foto: Divulgação/SSP-AM

“É o nosso armamento padrão e veio para agregar, pois está padronizado para treinamento, situação de risco. É um armamento mais leve, mais resistente, pois ele auxilia em ambientes confinados. É melhor para manuseio, embarque e desembarque de viatura. É um fuzil que se usa nas melhores unidades operacionais do Brasil e no mundo”, afirmou. O delegado disse, ainda, que o armamento já foi usado em área de mata, fluvial e não apresentou nenhum tipo de pane.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Também foi entregue um conjunto de materiais não letais utilizados em situações de tumultos violentos, como rebeliões, doados pela Senasp, por meio da Força Nacional de Segurança Pública. Além disso, a PM recebeu o reforço de 46 escudos balísticos com visor, que vão facilitar ações de controle de distúrbios.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Entre os mais de 29 mil itens colocados à disposição das polícias estão viaturas, armamentos como carabinas 5.56, fuzis 7.62, espingardas, pistolas e taser. Além disso, as polícias também receberam novos espargidores (sprays de pimenta), granadas, lançadores e mais de 20 mil cartuchos de munições. Outros itens incluem binóculos, capacetes, escudos, joelheiras, mochilas, chuteiras, bastões, GPS e terminais de dados portáteis.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui