O vereador Raulzinho é denunciado pelo Comitê de Combate à Corrupção

Vereador Raulzinho dos Democratas, terá que se explicar no Ministério Público – foto: M.Alerta

Por cauda de um vídeo publicado nas redes sociais, promovendo o lançamento do programa social “Trenzinho da Alegria”, executado no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, o vereador Raulzinho foi denunciado pelo Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois.

A representação foi encaminhada nesta sexta-feira, 06/03, ao Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE/AM).

Além do programa do “Trenzinho da Alegria”, produzido em parceria com a entidade “Amor à Vida”, “Raulzinho”, afirma no mesmo vídeo que a escola municipal Helena Augusta Walcott teria sido reformada exclusivamente por sua iniciativa. Afirma, também, que foi o responsável pelas duas passagens da carreta da Saúde da Mulher no bairro Jorge Teixeira.

O que diz a lei:

Segundo a coordenação do Comitê no Amazonas, a ação do vereador “Raulzinho (DEM)” infringe o artigo 73, parágrafo 11, da Lei 9.504/97, a qual preconiza a vedação de realização de programas sociais, por candidato ou entidade vinculada a candidato.

De acordo com a referida legislação, são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais.

O parágrafo 10 da mencionada lei, define que, no ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública.

A exceção fica para os casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.

A lei afirma no parágrafo 11 que. nos anos eleitorais, os programas sociais de que trata o parágrafo 10, não poderão ser executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por esse mantida.

Composição

Em sua composição, o Comitê agrupa várias entidades da sociedade civil: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Amazonas; Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Norte1); Conselho Regional de Administração (CRA/AM); Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Conselho Regional de Economia (CORECON); Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (SJPAM); Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), entre outras entidades.

Fonte – Comitê AM de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral

Lançamento do trenzinho da alegria no bairro João Paulo na Zona Leste. Nesta tarde (27) o vereador Raulzinho junto dos membros do Instituto Amor a vida fazem o lançamento do projeto trenzinho da alegria no bairro João Paulo na Zona Leste de Manaus.

Posted by Vereador Raulzinho on Thursday, February 27, 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui