Ocupação irregular em área verde do Águas Claras é alvo de fiscalização

Foto: Divulgação / Semmas

No intuito de conservar as áreas verdes da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou, ontem sexta-feira, 27/8, uma ação de combate à ocupação irregular em uma área verde no bairro Águas Claras, zona Norte. Alguns trechos do espaço haviam sido concretados e estavam sendo utilizados como estacionamento privado e área de comércio por moradores e comerciantes.


“É importante que a população compreenda a importância das áreas verdes urbanas, para a qualidade ambiental na cidade. Além da função ecológica, as áreas verdes urbanas também contribuem para a drenagem das águas pluviais e a permeabilidade do solo”, observou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

Foto: Divulgação / Semmas

De acordo com o diretor do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvson Braga, foi realizada a remoção da camada impermeabilizante de concreto, além de detritos de obras descartados irregularmente no local.

“O objetivo principal é coibir a ocupação irregular em áreas verdes e devolver a permeabilidade do espaço e em seguida realizar o plantio de mudas, para melhorar a cobertura vegetal da área do bairro Águas Claras, impedindo assim que essas ocupações irregulares se consolidem e venham a comprometer os fragmentos florestais ainda existentes no local”, explicou Deyvson.

Foto: Divulgação / Semmas

Coordenada pelos Departamentos de Arborização e de Fiscalização da Semmas, a ação contou com o apoio logístico da Unidade Executora de Projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (UEP/Seminf) e do Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap).

Ainda segundo Deyvson, nos próximos dias, o trabalho no local irá continuar até que toda a área verde receba o plantio de mudas, além, dos serviços de manutenção e rega, para o pleno desenvolvimento da vegetação.

Requalificação

Além dessas ações, a Semmas tem buscado a requalificação ambiental das áreas verdes de loteamentos aprovados, por meio do projeto “Espaço Verde”, que consiste na dotação de espaços de convivência, lazer e recreação, conciliando assim a conservação ambiental com o usufruto das áreas verdes pela população.

Artigo anteriorPolícia prende homem por posse de arma de uso restrito, no distrito de Cacau Pirêra
Próximo artigoPrograma de Residência Jurídica da prefeitura lança edital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui