TCEAM
Início Amazonas Ordem para extinguir secretarias municipais preocupa parlamentar

Ordem para extinguir secretarias municipais preocupa parlamentar

A Carreta da Mulher é um dos serviços, que deixará de existir com a extinção da SMPM.
A Carreta da Mulher é um dos serviços, que deixará de existir com a extinção da SMPM.
A Carreta da Mulher é um dos serviços, que deixará de existir com a extinção da SMPM.

Vereadora Rosi Matos (PT) disse ser contra a declaração do prefeito Arthur Neto (PSDB), de realizar mudanças e a extinção de cinco ou seis secretarias municipais até o próximo dia 15. Estão na lista a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM).
“O ano mal começou e o Prefeito já faz mudanças duvidosas na sua pasta”, assinalou a vereadora. Rosi espera que a mudanças anunciadas tragam melhorias para a cidade e alerta: essas medidas podem afetar a estrutura organizacional, ao invés de melhorar o atendimento no município.
Rosi Matos declara que as informações do prefeito chegam sempre de forma equivocadas. Primeiro ele disse que assumiria a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Ai, descobriu que na condição de prefeito, ele está impedido de assumir a pasta. Em seguida, resolveu nomear outro secretário. Entretanto, afirmou que “seja lá quem assumir, ele será o Secretário de Obras”, ou seja, o secretário atuará como “ajudante de ordem” de uma das pastas mais importante da administração municipal.
Arthur Neto deve anunciar a reforma administrativa até o próximo dia (15). Está na lista do prefeito, o corte de algumas secretarias, entre elas, a SEMMAS. “A Semmas já deu no que tinha que dar”, disse ele em nota nos jornais impressos de Manaus. Mas a vereadora Rosi questiona dizendo que essa é uma “atitude vergonhosa”, que vai de encontro às políticas públicas de sustentabilidade, mundiais.
SMPM é alvo de Arthur
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), criada em 2011 pelo ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT), e que nunca saiu do papel, também está na lista das secretarias municipais, que serão extintas.
No início de 2013, depois de eleito, Artur Neto chegou a anunciar a implantação da secretaria dizendo: “Irei implantar e manter essa nova secretaria, porque entendo que é preciso ter base de ação para a mulher em Manaus”. A SMPM continua no papel e no esquecimento do prefeito. A Secretaria já tem orçamento de 4,8 milhões para 2015 e mais 50 mil reais aprovados na LOA 2015 pela vereadora Rosi Matos.
Mudança de discurso
Três dias depois de ter anunciado a extinção da SEMMAS, a assessoria do Arthur Neto distribui nota de esclarecimento, alegando que ao se expressar, o prefeito estava se referindo ao corte de gastos nas secretarias municipais e que não foi cogitada a extinção da SEMMAS.
“Como um ‘passe de mágica’ o Prefeito mudou seu discurso e publica uma nota se justificando. Será que, indiretamente, está querendo dizer que a imprensa não entendeu exatamente a entrevista? Não dá pra ficar mudando o discurso e justificando o tempo todo”, apontou Rosi Matos.


Artigo anterior34 é o número de deputados que assumem o mandato por um mês
Próximo artigoManaus vive à deriva das centenas de Leis municipais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.