Organizadores são alertados sobre a segurança dos festivais folclóricos

Foto: Ingrid Anne/ Manauscult

Com a proximidade dos festivais folclóricos em Manaus, os organizadores dos eventos trabalham com antecedência na busca pela segurança de brincantes e espectadores. Seguindo o conjunto de normas e medidas de segurança impostas por lei, a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Abastecimento, Agricultura, Centro e Comércio Informal (Semacc), alerta para alguns procedimentos a serem adotados.


O primeiro deles leva em conta o Edital de Chamada Pública nº 003/2019, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que atende arraiais, quermesses e festivais folclóricos, com apoio na infraestrutura para eventos que devem acontecer entre 31/5 e 1/9, combinado com a Portaria Conjunta 002/GS-SSP-2018, que regulamenta o horário final de realização dos eventos, com limite máximo para 1h da madrugada.

Somente de posse do documento de habilitação expedido pela Manauscult, é que o interessado deverá ir até a Semacc, na rua Carvalho Paes de Andrade, 140, bairro de São Francisco, zona Sul, para dar prosseguimento no pedido de autorização para a realização do evento, que deverá ser feito através de ofício.

Foto: Ingrid Anne/ Manauscult

No documento deve constar a data, horário de início, nome e contato do responsável, cópia do comprovante de residência e documentação pessoal. Também anexado ao ofício, o interessado deve apresentar cópia da autorização expedida pelo Manaustrans, autorizando o fechamento da rua (quando for interditar vias) ou copia da autorização do responsável pelo local do evento, quando este for realizado em espaços como Centros Sociais, Quadras, Campos, Praças e afins.

A Semacc ressalta, ainda, que, de acordo com decisão judicial dos processos números 0213177-47.2009.8.04.000.1 e 0242927-94.2009.8.04.00001, a venda de churrasquinhos no espeto e bebidas alcoólicas é proibida.

“O ambulante interessado em comercializar produtos no interior dos eventos folclóricos deve pedir autorização diretamente ao organizador. Não cabe à Semacc esse tipo de liberação. O que cabe é organizar e fiscalizar o entorno dos eventos, estabelecendo os limites onde cada ambulante pode atuar, a fim de não prejudicar o trânsito de pessoas e veículos”, destaca o secretário da pasta, Fábio Albuquerque.

Artigo anteriorWilson Lima discute com representantes da ONU situação de venezuelanos no AM
Próximo artigoCampeonato Amazonense de Futebol de Mesa será neste domingo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui