Paratletas do AM faturam oito medalhas no Circuito Caixa de Parahalterofilismo

Equipe de Parahalterofilismo do AM/Foto: Mauro Neto/Sejel

Com oito medalhas na bagagem e duas convocações para a seleção brasileira. Esse foi o saldo da equipe de Parahalterofilismo (Para Powerlifting) do Amazonas, que retornou à Terrinha Baré com muitas histórias de superação e expectativas para os próximos campeonatos. Os competidores participaram da 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, que aconteceu entre os dias 03 e 06 de agosto, em São Paulo. Os paratletas contam com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e fazem parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara).

Participaram da competição os amazonenses Vitor Afonso, 20, Lucas Manuel, 15, Daniel Ferreira, 16, Eduardo Dantas, 32, Carlos César, 35, Najara Bentes, 38 e Vanessa Silva, 21, que faturaram três ouros, duas pratas e três medalhas de bronze, garantindo assim a classificação para o Campeonato Brasileiro, que acontece em São Paulo, no mês de outubro.

Equipe de Parahalterofilismo do AM/Foto: Mauro Neto/Sejel

“Essas medalhas mostram o resultado de todo um trabalho realizado tanto pelos atletas, quanto pela equipe técnica. O Amazonas tem capacidade para disputar essa modalidade que está crescendo cada vez mais e estamos mostrando isso”, disse o preparador físico da equipe, André Louis.

Lucas, que já faz parte da seleção brasileira, afirmou que está satisfeito por superar o seu maior oponente que é do interior de São Paulo e atual campeão brasileiro da modalidade.

Foto: Mauro Neto/Sejel

“Eu quebrei o meu recorde que era de 88 quilos, fiz 90 quilos, bati meu adversário, o Marcos, que faz parte comigo da seleção brasileira e agora quero chegar aos 100 quilos no Brasileiro e ganhar o Mundial no México”, disse o jovem, que abocanhou o primeiro lugar na categoria Infantil até 49kg e a prata no Adulto até 49kg.

Para a paratleta Vanessa Silva, que estava afastada do esporte por problemas pessoais e retornou às competições há três meses, o resultado do Circuito foi melhor do que o esperado.

Foto: Mauro Neto/Sejel

“De maio para cá já estou na minha segunda competição, em ambas eu fiquei em terceiro lugar, mas para mim é uma vitória, e agora que vou para o Campeonato Brasileiro a expectativa é conseguir superar o bronze e se tudo der certo conquistar o ouro”, destacou ela, que foi bronze na Junior até 67kg.

Mais convocação

Após o Circuito Caixa, outro paratleta também foi convocado para a seleção brasileira. Trata-se de Vitor Afonso, 20, que após dez campeonatos e apenas uma derrota, começa a colher os frutos do seu trabalho.

Foto: Mauro Neto/Sejel

“Para mim é uma satisfação muito grande representar o meu Estado e agora também o Brasil. Eu não esperava ser chamado para a seleção brasileira e até agora nem sei em qual categoria vou competir, mas vou seguir com a preparação e tentar trazer mais essa medalha do Mundial para casa. Esforço não vai faltar”, disse Afonso, que conquistou pelo Circuito ouro e prata, pelas respectivas categorias: Júnior, até 107kg e Adulto, até 107kg.

Lucas e Vitor irão representar o Brasil no Campeonato Mundial World Para Powerlifting, entre os dias 30 de setembro e 06 de outubro, na Cidade do México. Com o calendário de competições nacionais e internacionais, o técnico da equipe, professor Getúlio Filho, disse que no momento a prioridade será dar continuidade ao treinamento dos atletas.

“Vamos seguir a planilha de preparação que montamos entre os intercâmbios e treinar bastante, a equipe tem uma rotina de quase quatro horas de treinamento todos os dias e é nisso que iremos focar”, disse Getúlio.

Resultado

Vitor Afonso (Categoria Júnior, até 107kg) – 1º lugar

                      (Categoria Adulto, até 107kg) – 2º lugar

Lucas Manuel (Categoria Infantil até 49kg) – 1º lugar

                          (Categoria Adulto até 49kg) – 2º lugar

Daniel Ferreira (Categoria Junior até 70kg) – 3º lugar

Eduardo Dantas (Categoria Adulto até 49kg) – 1º lugar

Najara Bentes (Categoria Adulto até 72kg) – 3º lugar

Vanessa Silva (Categoria Junior até 67kg) – 3º lugar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui