Parintins foi prejudicada pelo Censo/2022 do IBGE, diz prefeito Bi Garcia

Foto: Recorte

O prefeito de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Bi Garcia, afirmou que o Censo 2022 está prejudicando o município.


Segundo o prefeito, porque a contagem populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reduziu o número de habitantes do município, o que vai refletir no repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“O município deve perder R$ 600 mil por mês, principalmente no que se refere ao FPM, repassado pelo governo federal”, disse.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Censo, informou que Parintins possui 96.251 habitantes. Em 2010, esse número era de 116 mil.

Outros municípios também terão perdas significativas de recurso após a diminuição na contagem do número de habitantes, feita pelo IBGE em 2022.

Nova Olinda do Norte (a 110 quilômetros de Manaus), por exemplo, também apresentou número de população reduzida, conforme os dados do IBGE.

Veja estatística das perdas:

[pdf-embedder url=”https://correiodaamazonia.com/wp-content/uploads/2023/01/Estimativa-Populacional-2022-Coeficiente-FPM-2023-1-1.pdf” title=”Estimativa Populacional 2022 – Coeficiente FPM 2023 (1)”]

Artigo anteriorFamília procura por Samuel, desaparecido desde dezembro
Próximo artigoMãe que matou filha de 6 anos asfixiada é liberada na audiência de custódia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui