Passagem intermunicipal gratuita às pessoas com câncer pode virar Lei

Foto: Reprodução

Um Projeto de Lei (PL) foi apresentado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a finalidade é conceder passagem intermunicipal gratuita às pessoas com câncer. O projeto de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), vai ajudar pessoas acometidas por esta doença.

De acordo com a assessoria de comunicação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, cerca de 184 pacientes do interior do Amazonas abriram prontuários na unidade hospitalar, entre janeiro e junho deste ano, para iniciar o tratamento.

Sobre o quantitativo de pacientes que fazem uso de transporte rodoviário intermunicipal, a gerente do Serviço Social da FCecon Maria Célia Viana, não soube informar pois nem todos passam pelo Serviço Social, alguns vêm através de Representações de Prefeituras Municipais.

Ainda conforme Viana, quando se trata de moradia, os pacientes dos municípios do AM e de outros estados que não tem onde hospedar-se, sendo mulher, ficam no Lar das Marias e homens recebem ajuda de um auxílio aluguel através de uma OSC (esses recebem cestas básicas), outros optam por hospedar-se em residências de parentes. Quanto ao tempo da necessidade de virem à Manaus, depende do tipo de tratamento (QT, RT) e/ou aguardo de cirurgia. Quando o tratamento é longo, o paciente prefere ficar na capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui