
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14/5), a 6ª fase da Operação Compliance Zero e prendeu Henrique Vorcaro, pai do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, por suspeitas de participação em um esquema de ocultação patrimonial, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça.
As investigações apontam que Henrique integraria um grupo conhecido como “A Turma”, estrutura suspeita de atuar na proteção dos interesses do Banco Master e de seu controlador. Segundo a PF, o grupo utilizava práticas como intimidação, monitoramento ilegal, espionagem e invasão de sistemas para proteger a imagem pública de Daniel Vorcaro e da instituição financeira.
Durante a operação, também foi presa uma delegada da Polícia Federal investigada por suposta participação no esquema. De acordo com os investigadores, integrantes do grupo discutiam ações violentas contra pessoas consideradas ameaças aos interesses do banco. Entre os materiais apreendidos, foram encontradas mensagens com ameaças direcionadas ao jornalista Lauro Jardim.
A Polícia Federal afirma ainda que integrantes ligados ao grupo atuavam em invasões de sistemas de órgãos públicos e em estratégias para manipular conteúdos digitais e favorecer a reputação do Banco Master. A investigação também cita pagamentos para publicações positivas e solicitações fraudulentas a plataformas digitais.
As apurações financeiras identificaram movimentações superiores a R$ 1 bilhão envolvendo empresas ligadas à família Vorcaro ao longo de cinco anos. Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam transações suspeitas entre empresas do mesmo grupo econômico, levantando indícios de ocultação patrimonial.
Segundo a PF, Daniel Vorcaro teria mantido mais de R$ 2,2 bilhões ocultos em uma conta atribuída ao pai, mesmo após deixar a prisão no fim de 2025. O valor teria sido identificado em medidas de bloqueio financeiro realizadas em fases anteriores da operação.
Henrique Vorcaro é fundador do Grupo Multipar e atua nos setores de infraestrutura, construção civil, energia, agronegócio e mercado imobiliário. O nome dele também aparece em processos relacionados a investigações sobre supostas irregularidades no mercado financeiro.
A nova etapa da Operação Compliance Zero cumpre sete mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A Justiça também determinou bloqueio de bens, sequestro patrimonial e afastamento de funções públicas.
A defesa da família Vorcaro nega qualquer irregularidade e afirma que todas as movimentações financeiras ocorreram de forma legal e transparente.
Fonte: Pensar Piauí




