PMAm realiza trabalho social e preventivo a consumo de drogas e violência nas escolas

Alunos de escolas públicas recebem orientações/Foto: Divulgação

Por intermédio da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na zona leste de Manaus, a Polícia Militar do AM, vem desenvolvendo trabalho social junto às 23 escolas localizadas nos bairros Armando Mendes e Zumbi, com o projeto “Ronda Escolar”. De acordo com o capitão PM W. Rodrigues, comandante da Cicom, o trabalho surgiu após avaliação das ações nas escolas da área de atuação da unidade militar.
“Nós já trabalhávamos com a parte social nas escolas e depois de uma análise percebemos que, mesmo com a presença do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas salas de aulas, ainda havia muitas turmas que não eram agraciadas. A violência nas escolas ainda tinha altos índices e o consumo de entorpecentes estava presente nas proximidades e dentro das escolas”, relatou o comandante da unidade.


Para formar a equipe do projeto, o comandante convocou os policiais militares cabo PM Evandro Ribeiro, graduado em Administração, com cursos sobre os malefícios do crack, e o soldado PM Leonardo Soares, graduado em Letras, com experiência em trabalho com crianças, que deram início à ações que visam o bem estar social das crianças, tendo como consequência a redução da criminalidade nas proximidades das escolas.

A primeira reunião com os gestores das escolas dos bairros Armando Mendes e Zumbi, zona leste de Manaus, aconteceu no inicio do ano letivo, no dia 30 de março, e as ações do “Ronda Escolar” deram inicio no dia seguinte, 31 de março, com visitas diárias nas escolas, palestras sobre drogas, violência escolar e familiar, bullying e drogas, além do trabalho conjunto com os Supervisores de Área da Cicom, com a Polícia Civil do 25º DIP e com o Proerd da 25ª CICOM.

Patrulhamento – As escolas da área da 25ª Cicom recebem diariamente o patrulhamento policial militar na entrada dos alunos, horário do intervalo e saída dos estudantes. Na ultima sexta-feira, 17 de julho, o Centro Educacional Batista Canaã, escola particular da área, recebeu os policiais militares para ministrar palestra aos alunos do 6º ao 8 do ensino médio.

Os policiais militares visitaram as salas de aula do centro educacional e conversaram com os estudantes. Na palestra, onde participaram cerca de 50 alunos, obtiveram conhecimento sobre o trabalho realizado pela 25ª Cicom, sobre prevenção às drogas, violência escolar e familiar e bullying.

A professora Rosane Brasil Lopes, gestora da unidade educacional, está feliz com o trabalho realizado pela Polícia Militar. “Essa parceria com a 25ª Cicom iniciou desde abril e estamos muito satisfeitos com o trabalho, pois a escola vem recebendo todo apoio de segurança junto aos alunos. Os pais só elogiam o trabalho. Estamos todos nos sentindo seguros com a atuação da PM”, ressaltou Roseane Lopes.

Artigo anteriorSecretaria de Segurança do AM registra 24 horas sem homicídios em Manaus
Próximo artigoEUA veem ‘corrupção’ em obras da Odebrecht no exterior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui