Portarias da Justiça restringem presença de menores durante eventos do Festival de Parintins

Prefeito Carbras fala sobre as medidas judiciais a serem cumpridas/Foto: Divulgação
Prefeito Carbras fala sobre as medidas judiciais a serem cumpridas/Foto: Divulgação
Prefeito Carbras fala sobre as medidas judiciais a serem cumpridas/Foto: Divulgação

Portarias do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Parintins, publicadas pela juíza Melissa Sanches, restringem a presença de menores de 18 anos no 49º Festival Folclórico, e eventos relacionados como a Festa dos Visitantes, além de locais como pousadas, hotéis e motéis da cidade.

Desde a semana passada, a Prefeitura Municipal de Parintins,através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), está intensificando as ações de orientação e fiscalização junto a proprietários dos estabelecimentos para alertar sobre as portarias expedidas.


De acordo com o prefeito da cidade, Alexandre da Carbrás, as ações fazem parte da Rede de Proteção contra a Exploração de Crianças e Adolescentes, que atua em Parintins durante o festival em parceria com órgãos do Estado.  “Nós teremos três equipes atuando nas ações de fiscalização e prevenção a exploração sexual e trabalho infantil. Diferente de anos anteriores, em 2014 a rede de proteção ira funcionar 24 horas”, disse Carbrás.

Alexandre destaca que, na tradicional Festa dos Visitantes, no dia 26, a portaria estabelece que os adolescentes com 18 anos incompletos só poderão  entrar acompanhados dos responsáveis. “A prefeitura está fazendo a sua parte no que diz respeito ao cumprimento das portarias, que só visam proteger as crianças e adolescentes de Parintins”, destacou.

Regras das Portarias

A portaria também proíbe a presença de menores de 14 anos, após as 22 horas, em clubes ou festas e a presença de crianças menores de cinco anos nas áreas de galeras, arquibancadas, cadeiras ou camarotes do Bumbódromo ainda que acompanhadas dos pais. Também está vetada a participação de menores de dez anos nas apresentações dos bois bumbás Caprichoso e Garantido na arena.

A portaria de nº 3 proíbe as embarcações de transportar menores de 18 anos, sendo que o descumprimento da norma pode geral multa e detenção. “Esse ano temos portarias específicas para o Festival Folclórico de Parintins, para embarcações, hotéis e pousadas e outra para as festas que surgirem nesse período,  todas elas são fundamentais para  a rede de proteção”, ressaltou o prefeito Alexandre.

Artigo anteriorMunicípio de Maués é o próximo a receber o Programa Ronda no Bairro
Próximo artigoMoradores de seis bairros de Manaus recebem títulos definitivos de posse de terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui