Moradores de seis bairros de Manaus recebem títulos definitivos de posse de terra

Governador Melo entrega título de terra a moradora/Foto: Alex Pazuello
Governador Melo entrega título de terra a moradora/Foto: Alex Pazuello
Governador Melo entrega título de terra a moradora/Foto: Alex Pazuello

Na manhã do último sábado (14), o governador do Amazonas, José Melo, participou da entrega de mais 1.555 documentos de posse definitiva de terra para famílias do Japiinlândia, Coroado, Glória, São Raimundo, Vila Marinho e Lírio do Vale.

O evento foi realizado na quadra da Escola Estadual Major Silva Coutinho, no bairro de Petrópolis, na zona sul, oportunidade em que José Melo destacou que, até o próximo sábado (21), quando serão entregues mais 3.500 títulos no Zumbi, Puraquequara e Nova Vitória, zona leste, já serão 8 mil famílias beneficiadas em menos de um mês, um recorde, segundo a Secretaria Estadual de Política Fundiária (SPF), que planejou, até o final deste ano, regularizar os terrenos de 30 mil famílias no Estado.


Na semana anterior, já havia sido entregues 2.370 títulos definitivos de terra para moradores das zonas oeste e centro-oeste, dentre os quais os bairros Nova Esperança, Dom Pedro, Bairro da Paz, Alvorada e Compensa. “Essa ação é considerada para mim uma das mais importantes desse Governo, porque cada família tem direitos que não pode abrir mão e a moradia é fundamental. O direito de poder bater no peito e dizer: esta terra onde eu moro é minha, da minha família e dos meus filhos. É um programa que começou na gestão do Omar (ex-governador Omar Aziz) e vai continuar. Somente este ano temos mais 11 mil títulos definitivos de terra para entregar na capital”, disse o governador.

O governador destacou a importância da posse definitiva da terra para o proprietário.  “A pessoa não só pode melhorar a moradia, como adquirir financiamento para montar um negócio, porque agora ela tem um bem que pode ser dado como garantia”.

É o que pensa a funcionária pública Shirley Maria Viera de Souza, 45 anos. Ela conta que esperava pelo título definitivo de seu terreno há pelo menos 20 anos, mas que a espera valeu a pena. “Quando eu recebi o convite que chegou em casa pelos Correios, eu quase nem acreditava. É um momento de liberdade para todos. É a liberdade de ter algo em meu nome e daí em diante poder vender ou modificar a minha casa”.

Segundo o secretário de Estado de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, a programação para o interior também será intensa a partir do mês de julho, quando 1.500 famílias de Novo Airão, irão receber o documento de posse definitiva de suas terras. Está previsto a entrega, ainda, de 6 mil títulos  em outros 19 municípios e mais 11 mil em Manaus. “Toda essa programação está prevista para acontecer entre julho e dezembro, quando queremos atingir a casa de 30 mil documentos entregues”, garantiu o secretário.

Artigo anteriorPortarias da Justiça restringem presença de menores durante eventos do Festival de Parintins
Próximo artigoDia de Combate à Violência Contra o Idoso comemorado com caminhada na Zona Oeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui