Prazo para convenções encerra nesta sexta-feira

Foto: Reprodução

O prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções encerra nesta sexta-feira (5). Os eventos acontecem para definição dos nomes que vão disputar as eleições de outubro.

As definições dos candidatos, ocorridas durante as convenções, precisam ser registradas pelas legendas em atas oficiais. Entre 5 e 15 de agosto, os partidos devem enviar uma cópia do documento da convenção ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre os presidenciáveis, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) são alguns dos nomes já anunciados como candidatos. Já para o governo do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), Ricardo Nicolau (SD) e Carol Braz (PDT) foram confirmados como candidatos até o momento.

É possível que novos candidatos possam aparecer depois do prazo estipulado. Isso acontece quando um candidato tem o registro indeferido, cancelado ou cassado e precisa ser substituído. O mesmo ocorre em casos de renúncia ou falecimento após o final do prazo do registro.

Até a data da eleição, o partido político poderá requerer o cancelamento do registro do candidato que dele for expulso, desde que observadas as normas estatutárias e assegurada ampla defesa ao candidato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui