Prefeitura atualiza informações sobre o coronavírus

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus realizou uma reunião em que foram atualizadas as informações sobre o enfrentamento ao coronavírus (nCoV-2019). Gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e representantes das áreas de Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, Gestão do Trabalho e Educação, Administração, Logística, Rede de Atenção, Planejamento e Comunicação, da rede municipal de saúde, participaram do encontro.

Durante a reunião, a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira, apresentou uma atualização da análise de casos de coronavírus que foi abordada em um evento realizado em Brasília (DF), na última quinta-feira, 6, com representantes do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde de estados e capitais.

Ela alertou para o fato de que 80% dos casos do coronavírus têm apresentado evolução sem complicações. “Se essa tendência for mantida, no caso de circulação do novo vírus no País, a maior parte dos atendimentos vai acontecer na Atenção Primária, ou seja, nas Unidades de Saúde da rede de atendimento dos municípios. Por isso, a preparação dos municípios precisa ser ainda mais rigorosa neste momento”, afirmou Marinélia, lembrando que o encaminhamento dos casos com complicações deverá ser feito para as unidades de urgência e emergência da rede de saúde dos Estados.

“A Prefeitura de Manaus já vem realizando o planejamento das ações para o enfrentamento ao coronavírus e o plano de contingência é mais um instrumento que vai padronizar e alinhar os fluxos e protocolos. Mesmo sem casos confirmados no Brasil até o momento, é essencial garantir a preparação das redes de saúde para minimizar os riscos”, destacou Marinélia.

O novo coronavírus (nCoV-2019) foi identificado na China no final de dezembro de 2019 e faz parte da família de Coronavírus, que engloba vários outros tipos de vírus, causando infecções respiratórias e podendo levar à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui