Prefeitura lança novo método que avaliará a gestão escolar em São Luís

Secretário de Educação Geraldo Castro, São Luiz(MA)

Secretário de Educação Geraldo Castro, São Luiz(MA)
Secretário de Educação Geraldo Castro, São Luiz(MA)

Gerar indicadores da qualidade da educação pública a partir da mensuração do rendimento escolar, das balizas disponibilizadas pelo governo federal, da gestão escolar e dos professores. Esse é o objetivo central do Sistema de Avaliação da Educação Pública Municipal de São Luís.

O conjunto de medidas foi apresentado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em solenidade realizada no auditório do Hotel Luzeiros, durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE). A iniciativa segue a diretriz do prefeito Edivaldo de assegurar as condições estruturantes para o exercício do direito à Educação.

Para o prefeito Edivaldo, o sistema representa a possibilidade de mensuração mais precisa para o planejamento de ações focadas. “O sistema de avaliação nos permite traçar um diagnóstico e orientarmos um plano de ação mais direto, para garantirmos resultados reais e cada vez mais amplos”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, destacou que o sistema de avaliação vai fortalecer a política de educação de São Luís e garantir a implementação de metas do Plano Municipal de Educação.

“Com a implantação desse sistema, São Luís se insere no grupo dos sistemas de ensino que, mesmo utilizando dados e indicadores nacionais, conseguem obter dados mais específicos, identificando onde e em que medida os problemas ocorrem”, explicou o titular da Semed.

O Sistema de Avaliação deverá gerar três indicadores diferenciados. O primeiro é o indicador de rendimento escolar, obtido a partir do desempenho dos estudantes nas avaliações rotineiras realizadas na escola.

Haverá ainda o indicador de proficiência, obtido através de uma avaliação em larga escala realizada pela Semed com os estudantes e da análise de números disponibilizados pelo governo federal. O terceiro indicador, por sua vez, é a avaliação da gestão, tanto da escola quanto da secretaria. A intenção é que esses três indicadores, juntos, expressem a qualidade social da educação de São Luís.

Análise

O coordenador do núcleo de avaliação da Semed, Alex Corrêa, apresentou o sistema e destacou as vantagens. “Com as medidas, esperamos aferir a aprendizagem dos alunos e de aspectos da gestão escolar, possibilitando a revisão contínua da nossa prática pedagógica”, explicou Alex.

Durante a solenidade, o doutor em Educação José Eustáquio Romão proferiu uma palestra, destacando importância dos programas que partem dos estados e municípios. “Tenho acompanhado com muito entusiasmo e muita atenção as iniciativas em educação que partem dos estados e municípios, porque elas é que são importantes. O papel das instituições federais deve ser consolidar o que vem dos estados e municípios”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui