Prefeitura se compromete a acabar com o lixão de Parintins

Foto: Reprodução

Para fortalecer as práticas que preservam o meio ambiente, a Prefeitura de Parintins se comprometeu a acabar com o lixão da cidade. O acordo foi firmado por meio de Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), assinado pelo prefeito Bi Garcia e representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em 13 cláusulas, o TAG estabelece prazos à prefeitura para a adoção de medidas compensatórias e a criação de aterro sanitário próprio, baseado na Lei de Resíduos Sólidos. A prefeitura tem o prazo de até 60 dias para recuperar o bairro Djard Vieira, totalmente prejudicado com o lixão a céu aberto.

O município usará a região do Macurani para a instalação do aterro sanitário. No local serão seguidas todas as orientações prevista na Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Conforme o prefeito, a área do aterro foi aprovada pelo Ipaam e pelo Serviço Geológico do Brasil e nele todos os itens observados no TAG serão seguidos. “Já rodamos várias cidades do Brasil para estudar os sistemas de resíduos sólidos que se adequem à nossa realidade. Estamos procurando investimentos”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui