Presidente da Ucrânia convida Lula para reunião durante o G7

Foto: Recorte

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma reunião bilateral durante a cúpula dos líderes do G7, em Hiroshima, no Japão.


Ainda não há, porém, confirmação da data do possível encontro. Questionado neste sábado (20) sobre o possível encontro com Zelensky, o presidente Lula respondeu que não sabia se a reunião entre eles aconteceria.

O governo brasileiro divulgou a agenda de Lula para o domingo (21), último dia de atividades da cúpula do G7, sem previsão do encontro entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia.

O pedido ocorre uma semana após o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, participar de uma reunião com Zelensky em Kiev, na Ucrânia.

Nas redes sociais, o presidente ucraniano disse ter afirmado a Amorim que o único plano de paz possível para terminar a guerra provocada pela invasão da Rússia ao seu país é o ucraniano e que discutiu a “possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina”.

Na ocasião, ele ainda declarou que esperava receber o presidente Lula na Ucrânia e continuar o diálogo com o governo brasileiro.

Lula tem defendido que um grupo de países, incluindo o Brasil, lidere uma saída negociada para o fim da guerra, que já dura mais de um ano.

O presidente brasileiro, no entanto, afirmou que não planeja visitar a Rússia e a Ucrânia enquanto não houver um cessar-fogo.

O possível encontro entre os dois presidentes também terá como contexto as declarações de Lula sobre o conflito ucraniano.

Nas últimas semanas, falas de Lula atribuindo responsabilidade pela guerra também à Ucrânia geraram críticas de países, entre os quais os Estados Unidos.

O governo americano chegou a dizer que o Brasil “papagueia” propaganda russa e chinesa sobre a guerra na Ucrânia.

Após a repercussão, Lula mudou o tom e defendeu a integridade do território da Ucrânia e voltou a condenar a invasão russa.

Fonte: G1

Artigo anteriorNova tarifa do transporte público em Manaus passa a valer a partir deste domingo
Próximo artigoDeputado Sinésio invade sede de associação para defender mineradora ENEVA (vídeo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui