Presidiárias do AM participam de curso profissionalizante de estética

Foto: Divulgação

As internas do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), localizado no Km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista) iniciaram na manhã desta segunda-feira (18), um curso profissionalizante na área estética de corte e escova. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).


Participam do curso 10 reeducandas, que são selecionadas criteriosamente pela direção da unidade por meio do bom comportamento e convívio social.

O objetivo é preparar essas Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) para o mercado de trabalho após a saída do sistema prisional, auxiliar no autossustento do cotidiano e a terem os próprios meios de renda, visto que muitas possuem filhos.

O curso faz parte do “Projeto Lisbela” e tem duração de um mês. As aulas são ministradas pela instrutora Cinthia Souza em um pequeno espaço de beleza implantado dentro do CDPF.

Para a instrutora do curso de corte e escova, as aulas teóricas têm ligação com as práticas, pois baseado no que está sendo ensinado, as internas praticam o que aprendem umas nas outras.

“O curso é uma grande contribuição para a ressocialização dessas mulheres. A partir dessas aulas, elas se sentem mais dispostas e confiantes a mudar e é extremamente gratificante poder fazer parte do ensino de um novo modo de vida para elas’’, afirmou.

Foto: Divulgação

Segundo a diretora adjunta da Unidade, Elionei Passos, “esse tipo de curso é mais que uma porta de entrada para o mercado de trabalho, é um recomeço, pois a partir daí podem ter a sua própria renda’’.

O Projeto Lisbela foi criado em agosto de 2015 e consiste em um salão de beleza implantado na unidade prisional que tem o objetivo de profissionalizar as detentas e ajudar na recuperação da autoestima. Hoje, estão instalados no local cadeira lavatório, espelheira, poltronas de cabeleireira, cadeiras para manicure, refrigeração, insumos, secador, chapinha, máquina de cortar cabelo, dentre outros equipamentos necessários.

As modalidades que são promovidas para as internas consistem em várias áreas da estética como corte e escova de cabelo, colorimetria, manicure e pedicure, depilação, cuidado com as sobrancelhas, maquiagem e penteados.

Artigo anteriorTrio é preso com drogas na Comunidade Paraíso Verde na AM-010
Próximo artigoTempestade que atingiu Moçambique foi o pior desastre no Hemisfério Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui